21 C
Ponta Porã
sábado, 20 de abril, 2024
InícioSaúdeCovid 19Com colapso na saúde, final de semana foi de aglomeração em Ponta...

Com colapso na saúde, final de semana foi de aglomeração em Ponta Porã

Festa universitária, baile funk e música eletrônica lotaram as diversas casas noturnas da fronteira no final de semana

Na semana em que Ponta Porã registrou o maior número de casos da Covid no ano de 2021, coincidindo com o anúncio  do colapso na saúde pública em todo o Mato Grosso do Sul com a falta de leitos hospitalares  e U.T.I’s, universitários lotaram um bar nas imediações da Av. Brasil,  com a realização de uma festa com o tema “Jogos Etílicos”.


Promovida por uma atlética do curso de medicina de uma universidade do país vizinho, a competição no estilo “roleta russa” possui a finalidade de ver quem bebe mais. As imagens causam indignação na população e rapidamente se espalharam nos grupos de WhatsApp da fronteira, onde é possível ver os jovens compartilhando uma mangueira de boca  em boca dentro de um barril de chopp, utilizando-a para tomar a bebida mais rápido através de pressão e o time que  secar o líquido primeiro ganha.

Com colapso na saúde, final de semana foi de aglomeração em Ponta Porã

 Jogos Etílicos // Foto reprodução redes sociais 

Recentemente o Governo Estadual de Mato Grosso do Sul, liberou shows, festas e eventos, mas os mesmos precisam seguir os protocolos  com capacidade  reduzida de 50% além de outras limitações. Longe de serem cumpridos as normas  de biossegurança, não há quem fiscalize os ambientes noturnos  e o silêncio é grande.


Uma alternativa que produtores de evento adotaram para sobreviver durante a pandemia foi a realização de festas no país vizinho, onde a fiscalização é ainda menos rigorosa. Uma festa de música eletrônica e também um baile funk em diferentes pontos de Pedro Juan Caballero, também atraiu centenas de jovens.


Não é proibido realizar festa, mas os produtores de evento precisam ter zelo pela vida do outro e seguir os protocolos de segurança.


CONSCIENTIZAÇÃO: 


Nas redes sociais o Prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo Filho e o Secretário Municipal de Saúde, Dr Patrick Derzi, voltaram a fazer um apelo para que os pontaporanenses se cuidem e evitem aglomerações. O município está prestes a voltar a bandeira cinza, o grau mais alto de contaminação, o que ocasionaria uma série de restrições no comércio.Não sendo a intenção dos governantes, eles pedem que a população tenha mais zelo. 


Dr. Patrick chegou a alertar que houve um aumento do número da contaminação de pessoas mais jovens. Recentemente um rapaz de 29 anos foi mais uma vítima fatal do vírus no município, apesar da vacinação em massa no município é momento de se cuidar e ter zelo pela vida do próximo.

Com colapso na saúde, final de semana foi de aglomeração em Ponta Porã
Com colapso na saúde, final de semana foi de aglomeração em Ponta Porã