25 C
Ponta Porã
quarta-feira, 24 de abril, 2024
InícioVariedadesCelebridadesCom décadas na estrada, Zeca do Trombone lança canções inéditas

Com décadas na estrada, Zeca do Trombone lança canções inéditas

Músico busca inspiração na essência sul-mato-grossense para gravar um disco totalmente digital

09/06/2020 09h20 – Correio do Estado

Aos 73 anos, o Zeca do Trombone corumbaense busca inspiração na essência sul-grossista para gravar um disco totalmente digital. Após anos observando uma evolução fonográfica, Zeca conseguiu transmitir e ao e-book em uma produção bilíngue e reveladora.

A primeira canção, “Esse Frio Metal”, é uma homenagem ao instrumento que consagra e faz apenas o seu nome. Como melodias surgiram há muito tempo, mas uma letra só ganhou forma com a contribuição de outro artista, o músico Paulo Robson de Souza. “Eu conheci o Paulo Robson por causa de um convite que ele fez para gravar o trombone em um de seus projetos, a Terça das Quintas”, explica Zeca.

Um trabalhou foi ligando ao outro até o surgimento de disco e songbook em inglês “Zeca do Trombone Canta! = Zeca do Trombone canta! “, Disponível nas plataformas de streaming e na Amazon. “Todo o processo durante basicamente um ano. Ele fez como letras, eu gravei uma melodia e cantei em várias canções “, explica Zeca.

Onipresente

O produtor e compositor Paulo Robson faz questão de ressaltar como qualidades do artista com quem dividir como composições. “O Zeca sempre esteve presente na noite campo-grandense. A voz dele é maravilhosa, ele canta Frank Sinatra sem nenhuma dificuldade, afirmando praticamente “, brinca.

Segundo Robson, Zeca mantém a essência da boemia e consegue mostrar um pouco da sua trajetória musical nas melodias que compõe. “Ele surgiu no cenário musical nos anos 1960, participou de diversos festivais de música e nos anos 1980 foi representado na cena musical brasileira. Teve um hiato nos anos 1970 porque foi morar na Espanha, nos Estados Unidos, estudando comunicação no Texas. Mas quando voltou, continuou exercitando seu lado musical “, frisa.

A ideia de criar um livro de música, parte da equipe de produção e foi impulsionada pela pandemia de novo coronavírus (Covid-19). “Quando decidiu fechar o disco, o Mestre Galvão, que é diretor musical, deu a ideia de fazer um livro impresso. É um código QR e tudo mais. Contudo, veio uma pandemia e ficaria inviável ou Zeca vender o livro junto à discoteca pela cidade. Foi quando pensamos no songbook “, explica Paulo.

No e-book, é possível acessar as cifras das músicas e informações sobre como composições e processo de criação.

Até o lançamento do disco estar on-line, por meio de uma transmissão ao vivo no domingo (7). Para Zeca, que viu perto de vinil, ou CD e agora com streaming, como mudanças traz frescor ao trabalho. “Ficou uma coisa fantástica, vídeo e música, tudo junto, oferece muito mais rapidez para você curtir as coisas que você gosta”, acredita Zeca

Zeca do Trombone é figura conhecida nos bares de Campo Grande, por interpretar Frank Sinatra; agora lança disco totalmente digital e com versão em inglês - Foto: Divulgação