Começa aplicação do Enem 2025

Foto: Divulgação/Inep

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 começaram, às 13h30 (horário de Brasília) deste domingo, 9 de novembro, a realização das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; redação; e ciências humanas e suas tecnologias. 

Com o sonho de ingressar na educação superior, Antônia Silva Ribeiro, de 42 anos, chegou cedo ao local de prova, determinada a não perder mais uma oportunidade. Trabalhadora e mãe, ela conta que conciliar as responsabilidades do dia a dia com os estudos não foi tarefa fácil, mas a esperança de conquistar uma vaga em psicologia a motiva. “Para mim, o futuro é uma oportunidade de cursar o ensino superior — esse é o meu sonho. Estudei bastante e estou confiante de que vou conseguir. Não foi fácil associar trabalho, filhos e estudo, mas é a chance de alcançar algo melhor”, afirmou. 

Ao todo, serão cinco horas e trinta minutos de aplicação, com encerramento às 19h para os participantes regulares.  O participante com solicitação de tempo adicional aprovada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) terá direito a 60 minutos extras em cada dia de aplicação das provas. No caso de solicitação aprovada para o recurso de videoprova em libras, o acréscimo será de 120 minutos. 

Monitoramento – O ministro da Educação, Camilo Santana, acompanhado do presidente do Inep, Manuel Palacios, está na sede do Inep para monitorar de perto todas as etapas do exame. Os painéis de monitoramento dão informações em tempo real. Mostram, por exemplo, quantos participantes acessaram o Cartão de Confirmação de Inscrição, a distribuição dos malotes nos locais de prova e as intercorrências durante a aplicação. 

Enem – Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes, como critério único ou complementar aos processos seletivos. Os resultados individuais do Enem podem ainda ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep, autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep   

Fonte: Ministério da Educação