27/06/2016 16h40
A semana acadêmica do Agronegócio e Agronomia é uma realização do Diretório Acadêmico do IFMS.
Por: Tião Prado
A IV SEAAGRO, Semana Acadêmia de Agronegócios e Agronomia começa hoje, dia 27 de junho e vai até o dia 1º de julho. Mauro Celso, presidente do Diretório Acadêmico dos cursos de Agronegócio e Agronomia e Adail, membro do diretório do IFMS estiveram no Programa FM em Notícias e falaram acerca do evento, lembrando que o evento é muito importante com vasta programação voltada aos alunos com palestras de renome, haja vista que desde o começo do semestre já havia uma preocupação com os palestrantes.
A mesa redonda será feita pelos acadêmicos já formados e que já estão trabalhando, onde repassarão seus conhecimentos e como se inicia os trabalhos aos alunos.
Falando sobre o reflorestamento de nascentes com erva mate, foi lembrado que isso é possível podendo lucrar também com a reserva legal.
O acadêmico Adail falou ainda sobre o concurso de fotos cujo tema é “A produção Agropecuária Alimentando o Brasil” sendo premiadas as 03 melhores fotos.
O evento é voltado aos acadêmicos do IFMS , mas a intenção é de que para o ano de 2017 seja aberto ao público.
Outro ponto destacado na entrevista é o de que a população tome conhecimento de que no IFMS de Ponta Porã há o curso superior em Gestão em Agronegócio bem como que existe o curso de Agronomia gratuito com grade de professores altamente gabaritados, não sendo necessário que jovens saiam da fronteira para estudar agronomia em outras cidades.
Os entrevistados agradeceram os patrocinadores: Ciarama Máquinas, Angelo Michelon, Produfértil, Pró Lavoura, Agricase, ciarama Insumos, tratornan, D&M Restaurante, Geo Terra, Shark Tratores, Carandá Agricola e Plast Plus.
Confira a programação para essa segunda-feira (27) e terça-feira (28):
- Segunda-Feira (27), no auditório do Instituto Federal de Educação:
18h30 – Credenciamento
19h15 – Cerimonia de abertura
20h30 – Palestra , Marketing pessoal com o professor Dr. Guilherme Biscaro da UFGD.
21h30 – Coquetel de abertura.
- Terça-Feira (28), no auditório do Instituo Federal de Educação:
19h30, Palestra; custo beneficio da inseminação artificial em tempo fixo na bovinocultura de corte, com médico
veterinário Carivaldo Arantes Ribeiro Junior.
20h45 – Coffe Break.
21h05 – Mesa redonda com estudantes egressos , onde estará sendo debatido as atuações e perpectivas.
– quarta-feira (29), no auditório do Instituo Federal de Educação:
19h30 – Palestra da agricultura familiar , atuações e trabalho de campo, com Dr. Rogério Franchini, da Agraer Ponta Porã.
20h50 – Coffe Break.
21h05 – Palestra, viabilidade da produção da erva mate, professor Dr. Moisés Centenaro da UEMS.
- Quinta-Feira , nas salas do Instituo Federal de Educação:
19h15 – Oficina 1 – Finanças pessoais, professor Leley Soares Bueno, do Instituo Federal de Educação.
19h15 – Oficina 3 – Financiamento utilizando a linha de créditos PRONAF com Ismael Almada da Agraer.
19h15 – Oficina 4 – Beefscania Mauro Lopes.
19h30 – Oficina 5 – Microtecnia vegetal , Dra. Shirlayne Silvana Barros da UNIGRAN.
19H15 – Oficina 6 – Integração lavoura pecuária floresta, com a Dra. Rienni Queiroz di IFMS de Nova Andradina.
19h15 – 7 – Sistema de semeadura direta, com Dr. Marcio Lustosa Santos, IFMS de Nova Andradina.
19h15 – Oficina 8 – Moodile utilização do ambiente virtual, com o professor João Batista.
19h15 – Oficina 9 – Gestão de custos no agronegócio, UFGD.
19h15 – Oficina 10 – Qualidade da carne, com a Zootecnista Camila Magalhães Cunha.
- Sexta-Feira (01) – No Tatersal de leilões do Parque de Exposições Alcindo Pereira em Ponta Porã.
19h15 – Palestra – Gestão de grandes confinamentos, com o zootecnista Rafael Camargo da BeefTec.
20h30 – Divulgação do resultado do concurso de fotografias Agro.
20h45 – Jantar de encerramento no Restaurante Rodeio no parque do Sindicato Rural e após, será realizado um bailão.


