Nessa semana, entre os dias 1 e 2, foi realizada a 3ª Reunião Ordinária do Comitê Permanente de Gestão da Pesca e do Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros (CPG) Pelágicos Sudeste e Sul, em Itajaí (SC).
O encontro contou com representantes do governo, de universidades e do setor produtivo, abordando temas de ordenamento, monitoramento, registro e pesquisa pesqueira da tainha, sardinha, peroá, anchova e peixe-espada, além da apresentação do Termo de Execução Descentralizada (TED) voltado ao desenvolvimento de modelos de simulação para avaliação de estratégias de gestão.
No segundo dia, foram debatidas as implicações da Portaria Ibama nº 54/1999 para a pesca no sul de Santa Catarina, além da atualização da lista de espécies ameaçadas de extinção e a reclassificação do peroá (Balistes capriscus). Também houve discussões específicas sobre a anchova, incluindo a apresentação de pareceres e propostas de alteração normativa, e sobre medidas de ordenamento para a pesca do peixe-espada.
Os CPG’s do Ministério da Pesca e Aquicultura reforçam o compromisso com a participação social e a construção de políticas públicas com aspectos técnicos e científicos.
As recomendações da reunião estão disponíveis na página oficial do CPG Pelágicos SE/S, que pode ser acessada clicando aqui.