O Complexo Fotovoltaico Serra da Babilônia, localizado no município de Morro do Chapéu, na Bahia (BA), entrou em operação comercial na última quarta-feira (3/12). O empreendimento, que integra o Novo Programa de Aceleração e Crescimento (PAC), é composto por quatro usinas (SDB Solar 1, 2, 3 e 4) e reúne 119 unidades geradoras, totalizando 123 megawatts (MW) de capacidade instalada.
Com investimento avaliado em R$ 596 milhões, o complexo se conectará à rede básica por meio de sistema dedicado, composto por subestação coletora/elevadora e linha de transmissão de cerca de 73 km até a Subestação Morro do Chapéu II.
O licenciamento ambiental foi conduzido pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (INEMA), responsável por assegurar a conformidade do projeto com as normas ambientais.
O Complexo Serra da Babilônia integra o Eixo de Transição Energética do Novo PAC, que reúne 584 usinas no subeixo de Geração de Energia, das quais 368 já foram concluídas. O programa é coordenado pelo Governo do Brasil, em parceria com o setor privado, estados, municípios e movimentos sociais, com foco em promover o crescimento econômico sustentável, gerar emprego e renda e reduzir desigualdades sociais e regionais.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn


