O mundo está com os olhos voltados para o Brasil, mais precisamente para Belém, a capital paraense, que se tornou o centro de uma das maiores discussões globais sobre a crise climática que gera impactos negativos sob diferentes perspectivas, incluindo os sistemas alimentares. A cidade recebe, até o dia 21 de novembro, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP30), reunindo mais de 47 mil participantes de 194 nacionalidades.
A sociedade civil de várias partes do país se mobilizou para participar do evento e fortalecer o diálogo sobre soluções sustentáveis. Com o objetivo de destacar as contribuições das organizações integrantes do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) para o fórum, foi elaborada uma lista onde podem ser verificadas informações detalhadas sobre suas atividades durante a conferência.
As atividades abrangem uma diversidade de temas que abordam os impactos das mudanças climáticas sob diferentes perspectivas e convidam para a reflexão sobre a importância da colaboração coletiva para o enfrentamento da crise climática global.
Clique aqui para acessar a lista de atividades
Sobre a COP 30
A Conferência das Partes (COP) da Organização das Nações Unidas (ONU) é o principal fórum internacional dedicado às discussões e negociações sobre as mudanças climáticas. O evento reúne representantes de governos, organizações não governamentais, cientistas e ativistas de todo o mundo, com o objetivo de promover soluções concretas para mitigar os impactos da crise climática contribuindo para um futuro mais sustentável.
O que é conhecido como “COP” são as cúpulas anuais de mudança do clima, que normalmente acontecem em novembro ou dezembro.
*Com informações do site oficial da Conferência.
Fonte: Secretaria-Geral


