Consulta pública do PDDE Equidade termina terça-feira (23)

Foto: Divulgação/MEC

Gestores escolares de todo o país têm até terça-feira, 23 de dezembro, para participar de consulta pública na plataforma Brasil Participativo, que avalia a experiência de adesão ao Programa Dinheiro Direto na Escola – Equidade (PDDE Equidade). O objetivo é reunir percepções que auxiliem no aprimoramento do processo de adesão, da plataforma utilizada e dos materiais informativos disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) para a realização do processo. A escuta já teve a participação de mais de mil gestores.  

A ação integra o projeto Participação Zero Clique, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Participação Social, da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), em parceria com o Instituto Cidade Democrática. A consulta também faz parte da Estratégia Federal de Governo Digital e do Plano de Transformação Digital do MEC, atuando para ampliar a participação social nos serviços públicos digitais e reduzir barreiras de acesso.    

O projeto busca oferecer aos gestores públicos dados qualificados sobre a experiência dos usuários, contribuindo para decisões estratégicas no redesenho de políticas. No caso do PDDE Equidade, a escuta pretende captar a vivência de diretores que participaram da fase de adesão ao programa.   

Como funciona a consulta – A enquete disponibilizada reúne 20 afirmações relacionadas a pontos como: usabilidade e navegabilidade da plataforma de adesão; clareza e qualidade dos materiais de apoio; funcionamento das etapas e instruções fornecidas pelo MEC. Cada gestor pode responder clicando nas opções “concordo”, “discordo” ou “pular” para cada item. O processo também inclui um campo aberto opcional, no qual é possível relatar desafios enfrentados, sugestões ou comentários adicionais sobre a adesão ao PDDE Equidade.    

PDDE Equidade – O Programa Dinheiro Direto na Escola – Equidade é uma iniciativa do MEC, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), executada em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).   

Regulamentado pela Resolução FNDE nº 17, de 15 de agosto de 2024, o programa destina recursos financeiros, em caráter suplementar, às escolas públicas de educação básica que atendem a populações historicamente excluídas. Seu objetivo é fortalecer a equidade educacional nas redes estaduais, municipais e do Distrito Federal, promovendo a melhoria das condições da oferta, da infraestrutura e da qualidade do ensino em contextos de maior vulnerabilidade social e educacional.   

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi 

Fonte: Ministério da Educação