O Ministério da Previdência Social (MPS) realizou, na manhã desta terça-feira (25), a Reunião de Abertura da Assistência Técnica da SOCIEUX+, iniciativa da União Europeia voltada ao fortalecimento de políticas sociais e de trabalho nos países parceiros. Essa atividade, que corresponde à terceira etapa da missão, tem o objetivo de desenvolver os Termos de Referência que conterão a estrutura organizacional, as responsabilidades preliminares e o ambiente/infraestrutura tecnológica do Laboratório de Pesquisa Estratégica (LAPE) da Previdência Social.
O LAPE será um ambiente digital criado pela Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP). Terá como foco a produção de informações, dados, estatísticas e conhecimento em temas de interesse do Ministério da Previdência Social, com especial enfoque: no combate e prevenção às fraudes; na promoção do desenvolvimento de competências de servidores direcionadas à ciência de dados; na disponibilização de ferramentas especializadas para a produção de informações; e na oferta de infraestrutura de armazenamento e processamento de dados.
O secretário-executivo do MPS, Adroaldo Portal, destacou a importância de aprimorar a segurança das informações previdenciárias. “A Previdência Social é a maior política pública do Estado brasileiro. Envolve números gigantescos e, por óbvio, buscamos garantir a ela a maior proteção do ponto de vista de segurança possível”.
Para a coordenadora-geral da CGINP, Thaís Regina de Santana, “esse laboratório vai beneficiar não apenas a área de combate às fraudes, mas também tem a intenção de que ele seja usado por todo o Ministério, inclusive por alguns parceiros, porque teremos uma fonte de informação extremamente preciosa para o Estado brasileiro”.
“O objetivo da SOCIEUX+ é fornecer conhecimentos sobre o uso da Inteligência Artificial para prevenir, detectar e combater fraudes na Previdência Social e na segurança social com um todo”, afirmou a gerente de Ações da SOCIEUX+, Alissa Ghils.
A iniciativa, conduzida pela CGINP com o apoio da Assessoria Internacional do MPS, integra uma agenda estruturada de cooperação internacional prevista entre os dias 24 de novembro e 5 de dezembro. Durante o encontro, serão apresentados os objetivos, a metodologia de trabalho e o escopo das atividades que serão desenvolvidas ao longo das próximas semanas, incluindo sessões técnicas, workshops, visitas à infraestrutura tecnológica e ações de diagnóstico institucional.
O encontro reafirma o compromisso do MPS com a cooperação internacional e com o desenvolvimento de soluções inovadoras para modernizar as ações de prevenção, detecção e investigação de fraudes previdenciárias, fortalecendo a capacidade técnica do MPS e permitindo implementar soluções baseadas em ciência de dados, em alinhamento com as melhores práticas internacionais.
SOCIEUX+
É um organismo de cooperação técnica criado para responder às necessidades de capacitação dos países parceiros da cooperação internacional e do desenvolvimento da União Europeia (UE).
SOCIEUX+ facilita intercâmbios entre pares e capacita a cooperação institucional entre os Estados-Membros da UE e mais de 160 países parceiros, entre eles o Brasil. Contribui para a expansão e gestão de políticas de trabalho e de emprego e sistemas de proteção social inclusivos, eficazes e sustentáveis.


