21.5 C
Ponta Porã
sábado, 27 de abril, 2024
InícioSem categoriaCooperativas apresentam proposta para o plano safra 24/25

Cooperativas apresentam proposta para o plano safra 24/25

Representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) entregaram ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o documento “Propostas do Sistema Cooperativista ao Plano Safra 24/25”. O objetivo, segundo a entidade,  é aperfeiçoar políticas agrícolas e contribuir para o desenvolvimento do setor.

O documento foi elaborado com base nas necessidades do dia a dia dos produtores rurais, empresários e toda a cadeia do agronegócio. As propostas visam atender de forma mais eficaz as demandas do setor e garantir sua sustentabilidade.

Entre as propostas estão a ampliação das linhas de crédito para o agronegócio, a elevação dos limites de contratação por tomador e a redução das taxas de juros. O documento também destaca a importância de melhorar o acesso ao seguro rural, ferramenta essencial para proteger os produtores contra os riscos climáticos.

As propostas do Sistema OCB também incentivam o fomento ao acesso das cooperativas agropecuárias a programas de promoção da sustentabilidade ambiental. As cooperativas são consideradas peças-chave para a efetividade e capilaridade desses programas, devido à sua capilaridade e proximidade com os produtores rurais.

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, reforçou a importância do movimento cooperativista para o desenvolvimento do agronegócio. Ele destacou que as cooperativas são a “mola propulsora” do processo de prosperidade do campo e que as propostas apresentadas visam contribuir para a construção de um futuro melhor para o setor.

O ministro Carlos Fávaro elogiou as propostas do Sistema OCB e destacou a importância da participação do setor na construção do Plano Safra. Ele afirmou que o governo está comprometido em elaborar um plano mais estruturado, inovador e contemporâneo, que atenda às necessidades do agronegócio brasileiro.

Fávaro ressaltou que as portas do Ministério da Agricultura estão sempre abertas para sugestões e que o governo está disposto a trabalhar em conjunto com o Sistema OCB e demais entidades do setor para construir um Plano Safra que atenda às expectativas de todos.

Fonte: Pensar Agro