
Belém (PA) – O painel “Cidades de Baixo Carbono: Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade”, realizado nesta terça-feira (11), na Green Zone da COP30, destacou o papel das cidades brasileiras na transição para um futuro mais sustentável. Durante o encontro, o diretor do Departamento de Regulação da Mobilidade e Trânsito Urbano do Ministério das Cidades, Marcos Daniel, apresentou as prioridades na construção do Plano Clima Mitigação – Cidades, uma das frentes do Plano Nacional sobre Mudança do Clima.

- O diretor Marcos Daniel reforçou a importância da descarbonização das frotas de ônibus e do estímulo ao uso da bicicleta. Crédito: Rafael Victor/MCID.
Segundo o diretor, o Plano Clima Mitigação – Cidades busca transformar os centros urbanos brasileiros em espaços mais inclusivos, sustentáveis e resilientes. “Tivemos a oportunidade de apresentar, dentro do tema da descarbonização das cidades, como a mobilidade urbana sustentável pode contribuir diretamente para a redução das emissões. Por meio do novo PAC, das ações do Ministério das Cidades, temos apoiado os municípios a investir em transporte público, renovar frotas e estimular o uso da bicicleta”, afirmou.
Marcos Daniel destacou que a COP30 é uma oportunidade importante para reforçar o papel das cidades na agenda climática. “Foi um momento de mostrar o esforço do Ministério das Cidades, em parceria com os governos locais, para colocar a mobilidade urbana sustentável como eixo estruturante da agenda climática urbana”, completou.
Coordenado pelo Ministério das Cidades, o plano integra o esforço nacional para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e enfrentar a crise climática com justiça social. Entre as ações prioritárias estão o reaproveitamento de áreas degradadas, o adensamento urbano sustentável, o incentivo à economia circular, a revegetação das cidades e o uso de fontes renováveis de energia em edificações.
A mobilidade urbana aparece como um dos eixos centrais dessa transformação. A proposta é reduzir as chamadas “viagens compulsórias”, trajetos longos e diários feitos por necessidade, geralmente em veículos motorizados. Ao mesmo tempo, o plano busca descarbonizar a frota de ônibus, automóveis e motocicletas, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis como gasolina e diesel.
⏩CONFIRA MAIS NOTÍCIAS DA COP30.
Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]
Fonte: Ministério das Cidades

