COP30: Cidades e MCTI firmam acordo para desenvolver sistema de informações climáticas

Crédito: UN Climate Change - Kiara Worth

Belém (PA) – A adaptação às mudanças climáticas nas cidades brasileiras ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira (10). Durante o painel “Implementando Ações de Adaptação Climática”, o Ministério das Cidades e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anunciaram a assinatura de um acordo de cooperação técnica que vai desenvolver o Sistema Nacional de Informações sobre Desenvolvimento Urbano (SINIDU+Clima). A plataforma reunirá e integrará dados científicos sobre clima, território e urbanização, ajudando gestores municipais a planejar cidades mais preparadas para o futuro.

“Os gestores poderão tomar decisões baseadas em ciência, em evidências científicas. Antes, fazíamos as escolhas sempre olhando para bases pretéritas. Agora, com essas informações, vamos poder trabalhar olhando para o futuro, sabendo quais áreas podem sofrer com chuvas intensas ou deslizamentos e agir de forma preventiva”, afirmou.

O ministro das Cidades, Jader Filho, destacou que a parceria marca uma virada na forma como as decisões urbanas serão tomadas no país. 

Para a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o novo sistema representa um avanço importante na integração de políticas públicas. “Esse novo sistema vai unir dados e aumentar a nossa eficiência na hora de planejar o desenvolvimento urbano e analisar o clima das cidades. Os dados não serão genéricos, mas, sim, territorializados e contextualizados, para que possamos fazer a intervenção correta”, explicou.

O SINIDU+Clima será desenvolvido em parceria com o projeto CITinova II, coordenado pelo MCTI com apoio do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). A execução técnica ficará sob responsabilidade da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), no âmbito do contrato de gestão com o MCTI.

Com prazo de execução de 30 meses, o acordo prevê três fases, desenho, desenvolvimento e operacionalização/ampliação do sistema. Também está prevista a possibilidade de captação de novos recursos junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, para garantir a operação e expansão futura da plataforma.

Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]

 

Fonte: Ministério das Cidades