COP30: MEC debate educação para a sustentabilidade em reunião

Fotos: Divulgação/MEC

Na quinta-feira, 13 de novembro, o Ministério da Educação (MEC) esteve presente no 3rd Annual Meeting of the Greening Education Partnership (GEP), que aconteceu no Espaço Unamaz, na Zona Verde da COP30, em Belém (PA). O foco do evento foi a educação para a sustentabilidade e a resiliência climática, que ganhou relevância central na agenda da COP30.

A pasta foi representada pelo assessor especial para Assuntos Internacionais, Felipe Heimburger, que destacou a importância das ferramentas de cooperação internacional para a educação ambiental e da necessidade de escuta das populações locais. “A cooperação para a promoção da educação ambiental escolar é fundamental para consolidar o caminho de desenvolvimento sustentável”.

Esses compromissos devem orientar a atuação da Parceria Educação Verde (GEP), criada em 2022 após a Cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a Transformação da Educação, que buscou integrar os temas sustentabilidade e a resiliência climática nos sistemas educacionais em nível global.

Desde a sua criação, a Parceria Educação Verde (GEP) tem trabalhado para incorporar a sustentabilidade e a resiliência climática nos sistemas de educação em todo o mundo. Com base nas reuniões anteriores realizadas durante a COP27, COP28 e COP29, a edição deste ano se destacou pelo protagonismo do Brasil, que colocou a educação ambiental escolar no centro da agenda da COP30.

O encontro internacional ressaltou iniciativas brasileiras de sucesso em educação para o desenvolvimento sustentável. A programação incluiu a apresentação de exemplos inspiradores de diversos países e visita da secretária de Educação Básica do MEC, Katia Schweickardt, e do secretário-executivo adjunto, Rodolfo Cabral, ao Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (CISEB), da Escola Estadual Marechal Cordeiro de Farias. Organizada pela Secretaria de Educação do Pará, a pedido da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a visita exemplificou como a sustentabilidade pode ser incorporada, na prática, ao ambiente de aprendizagem. O evento também serviu de vitrine para as realizações da GEP, incluindo o lançamento de um painel de dados global e a apresentação de seus programas de capacitação em andamento.

Participantes de todo o mundo debateram estratégias concretas para impulsionar o investimento e a ação coordenada em prol da educação verde com o objetivo central de reafirmar o papel indispensável da formação dos professores no enfrentamento da crise climática para fortalecer o compromisso coletivo na construção de um futuro mais sustentável, inclusivo e resiliente.

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Assessoria Internacional (AI)

Fonte: Ministério da Educação