COP30: Ônibus elétricos transformam o dia a dia das cidades

A substituição de ônibus a combustão por veículos elétricos tem mudado o cenário da mobilidade urbana no Brasil e no mundo. Mais do que uma inovação tecnológica, a eletrificação das frotas representa mais qualidade de vida aos cidadãos e melhorias na saúde pública das grandes cidades. É o que mostram estudos realizados pelo Grupo C40 de Grandes Cidades para Liderança do Clima (C40).

De acordo com o C40, a cada 1.000 ônibus a diesel que deixam de circular nas ruas, são evitadas cerca de três mortes prematuras por ano, resultado da redução significativa dos níveis de poluição do ar nas grandes cidades.

“Quando substituímos um ônibus a combustão por um veículo elétrico, reduzimos drasticamente a exposição da população a gases tóxicos e partículas finas. Isso significa menos internações por doenças respiratórias e cardiovasculares, além de cidades com ar mais limpo”, explica o líder de ônibus Zero Emissões do C40, Thomas Maltese.

Os impactos positivos também são perceptíveis no dia a dia dos passageiros. “Os usuários costumam preferir o ônibus elétrico, mesmo que ele demore alguns minutos a mais. Isso acontece porque o transporte é mais confortável, com ar-condicionado, Wi-Fi e muito menos ruído e vibração”, explica Maltese. A experiência de viagem torna o transporte público mais atrativo, contribuindo para reduzir o uso individual de automóveis e o congestionamento nas cidades.

Impacto no meio ambiente

Já do ponto de vista ambiental, dados do C40 apontam que o ciclo de vida de um elétrico no Brasil gera 77% menos emissões de gases de efeito estufa do que um modelo a diesel equivalente. Esses avanços dialogam com as metas e compromissos em debate na COP30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, realizada em Belém (PA) até 21 de novembro.

O encontro reúne líderes mundiais, cientistas e representantes da sociedade civil para discutir ações concretas de enfrentamento às mudanças climáticas. O diretor de Regulação da Mobilidade e Trânsito Urbano do Ministério das Cidades, Marcos Daniel Souza, reconheceu a importância do debate.

“Precisamos avançar na renovação de frota e na transição energética do transporte público, e já vimos que outros países têm o mesmo objetivo. Então, poderemos trocar experiências de como podemos incorporar novas tecnologias, formas de operação e estratégias de planejamento, para melhorar o nosso serviço como um todo”, avaliou. Em 2024, o Novo PAC disponibilizou recursos para aquisição de 2.296 ônibus elétricos.

Para Marcos Daniel, a eletrificação da frota de ônibus é um passo fundamental para cidades mais saudáveis, humanas e sustentáveis, além de ser um exemplo do papel que o Brasil pode exercer no cenário internacional. “Ao tornar o transporte coletivo mais limpo e confortável, criamos um ambiente urbano melhor para todos.”

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Fonte: Ministério das Cidades