Corinthians surpreende o Cruzeiro no Mineirão e conquista vantagem na Copa do Brasil

Em um confronto eletrizante pela semifinal da Copa do Brasil, o Corinthians superou o Cruzeiro por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, no Mineirão. Com um gol decisivo do atacante holandês Memphis Depay, o Timão garantiu uma importante vantagem no jogo de ida, deixando a decisão da vaga na grande final para a Neo Química Arena.

A vitória em solo mineiro significa que o Alvinegro Paulista precisará apenas de um empate na partida de volta para selar sua classificação. Uma derrota por um gol de diferença levará o embate para a disputa de pênaltis, enquanto um revés por dois ou mais gols reverterá a vantagem para o time celeste. A outra semifinal terá início nesta quinta-feira, às 20h (de Brasília), com o clássico carioca entre Vasco e Fluminense no Maracanã.

O jogo

O início do jogo foi marcado por um ritmo intenso e oportunidades para ambos os lados. O Corinthians demonstrou maior agressividade nos primeiros minutos, quase abrindo o placar aos cinco minutos com uma cobrança de escanteio de Memphis Depay que, após desvio, exigiu grande defesa do goleiro Cássio. O Cruzeiro respondeu aos 10, com um chute rasteiro de Matheus Pereira que foi interceptado por Hugo Souza.

O Timão, bem postado taticamente, conseguiu neutralizar as investidas dos donos da casa e continuou a ameaçar. Aos 12 minutos, Memphis Depay, em uma jogada individual, arriscou um chute de longa distância que passou raspando o travessão.

A superioridade corintiana se materializou aos 21 minutos. Em uma construção ofensiva envolvente, Carrillo cruzou para Yuri Alberto, que inteligentemente escorou para Memphis Depay. O camisa 9 finalizou em duas tentativas e colocou o Corinthians em vantagem no placar. Após o gol, a partida se tornou mais física, com um aumento na tensão entre os jogadores. O Corinthians optou por recuar suas linhas, cedendo a posse de bola ao Cruzeiro, que, apesar das tentativas, não conseguiu criar chances claras de gol antes do intervalo.

No segundo tempo, a equipe mineira voltou com uma postura mais ofensiva, buscando o empate desde o primeiro minuto. Arroyo quase marcou de cabeça, exigindo boa defesa de Hugo Souza. A pressão aumentou aos 13, quando um desvio na cabeça de Matheus Bidu, após cruzamento de Arroyo, forçou o goleiro corintiano a realizar outra importante intervenção. O Cruzeiro seguiu rondando a área adversária, com Matheus Pereira e Kaio Jorge criando perigo, mas sem conseguir superar a defesa do Timão.

Mesmo sob forte pressão, o Corinthians soube suportar o ímpeto cruzeirense e quase ampliou a vantagem aos 39 minutos. Vitinho, após um belíssimo drible, chutou cruzado, mas a bola saiu pela linha de fundo. A partida terminou com a vitória mínima do Corinthians, que agora tem a vantagem de decidir em casa.

Próximo confronto

O jogo de volta que definirá um dos finalistas da Copa do Brasil acontecerá no próximo domingo, 14 de dezembro, às 18h (de Brasília), na Neo Química Arena, em São Paulo. A torcida corintiana promete lotar o estádio para empurrar o time em busca da vaga na decisão do torneio.

FICHA TÉCNICA
Competição Copa do Brasil (ida da semifinal)
Placar Cruzeiro 0 x 1 Corinthians
Local Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data 10 de dezembro de 2025 (quarta-feira)
Horário 21h30 (de Brasília)
Público 59.052 torcedores
Renda R$ 6.376.848,02
Gols
Minuto Time Jogador
21′ do 1ºT Corinthians Memphis Depay
Cartões
Tipo Time Jogadores
Amarelos Corinthians Memphis Depay, Romero, Gustavo Henrique, Hugo Souza, Maycon, André
Amarelos Cruzeiro Matheus Pereira, Fabrício Bruno, Lucas Romero
Vermelhos Ambos Nenhum
Arbitragem
Função Nome Estado
Árbitro Anderson Daronco RS
Assistente 1 Rafael da Silva Alves RS
Assistente 2 Maira Mastella Moreira RS
VAR Rodrigo D’Alonso Ferreira SC
Time Escalação Técnico
Cruzeiro Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba (Jonathan Jesus) e Kaiki Bruno; Lucas Romero, Lucas Silva (Eduardo), Christian (Sinisterra) e Matheus Pereira; Arroyo (Gabigol) e Kaio Jorge. Leonardo Jardim
Corinthians Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; José Martínez (Charles), Maycon, Carrillo (André) e Breno Bidon (Angileri); Memphis Depay (Rodrigo Garro) e Yuri Alberto (Vitinho). Dorival Júnior

Fonte: Esportes