CPMI quer convocar mulher e filho de ‘Careca do INSS’ após ele faltar à sessão

CPMI é presidida pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG) Carlos Moura/Agência Senado

O presidente da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), senador Carlos Viana (Podemos-MG), disse nesta segunda-feira (15) que o colegiado vai votar, nesta terça (16), as convocações de Tania Carvalho dos Santos e de Romeu Carvalho Antunes.

Tania e Romeu são, respectivamente, mulher e filho de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”. Mãe e filho devem ser ouvidos na quinta-feira (18).

Segundo a PF (Polícia Federal), Antunes seria um dos operadores financeiros do esquema que desviou mais de R$ 6 bilhões de aposentados e pensionistas por meio de descontos irregulares de entidades associativas.

Inicialmente, Antunes iria depôr à CPMI nesta segunda na condição de convocado. Mas ele foi preso preventivamente pela PF na semana passada e conseguiu no STF (Supremo Tribunal Federal) a possibilidade de ser ouvido enquanto convidado — o que facultou o comparecimento e o motivou a faltar à sessão.

Em nota, a defesa de Antunes disse que ele vai priorizar o depoimento à PF. Além de Tania e Romeu, a comissão deve convocar amanhã:

  • Rubens Oliveira Costa – sócio do “Careca”;

• Milton Salvador de Almeida Júnior – sócio do “Careca”;

• Cecilia Montalvão – mulher do empresário Maurício Camisotti;

• Nelson Willians Fantoni – Advogado investigado no esquema e alvo de busca e apreensão da PF na semana passada;

A oitiva de Camisotti, também convocado pela CPMI, estava prevista para esta quinta-feira, mas ele informou que não vai comparecer. Preso desde a semana passada, ele também seria operador financeiro do esquema.

Perguntas e Respostas

Qual é a decisão da CPMI em relação a Tania Carvalho dos Santos e Romeu Carvalho Antunes?

A CPMI do INSS, presidida pelo senador Carlos Viana, decidiu convocar Tania Carvalho dos Santos e Romeu Carvalho Antunes, mulher e filho de António Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”. As oitivas estão marcadas para a quinta-feira, dia 18.

Por que António Carlos Camilo Antunes não compareceu à CPMI?

Antunes não compareceu à CPMI porque foi preso preventivamente pela Polícia Federal na semana passada. Ele conseguiu no Supremo Tribunal Federal a autorização para ser ouvido como convidado, o que permitiu que ele faltasse à convocação.

Qual é o envolvimento de António Carlos Camilo Antunes no esquema investigado?

Segundo a Polícia Federal, António Carlos Camilo Antunes é considerado um dos operadores financeiros de um esquema que desviou mais de R$ 6 bilhões de aposentados e pensionistas por meio de descontos irregulares de entidades associativas.

Quem mais será convocado pela CPMI além de Tania e Romeu?

Além de Tania e Romeu, a CPMI também deve convocar Milton Salvador de Almeida Júnior, sócio de Antunes; Cecilia Montalvão, mulher do empresário Maurício Camisotti; e Nelson Willians Fantoni, advogado investigado no esquema.

O que aconteceu com Maurício Camisotti em relação à CPMI?

Maurício Camisotti, que também foi convocado pela CPMI, informou que não comparecerá à oitiva prevista para esta quinta-feira. Ele está preso desde a semana passada e é considerado outro operador financeiro do esquema.

Fonte: R7