22 C
Ponta Porã
domingo, 18 de outubro, 2026

Creas realizam campanha sobre erradicação do trabalho infantil


Para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado neste sábado (12), a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), por meio dos três Centros de Referência Especializado de Assistência Social deu início nesta sexta-feira, a uma campanha educativa que será realizada durante todo o mês de junho, para sensibilizar a população sobre o tema.

No sentido de evitar aglomerações, a entrega do material impresso foi realizada durante as visitas de rotina feitas pelas equipes às famílias atendidas pelas unidades.Creas realizam campanha sobre erradicação do trabalho infantil

Participaram as equipes dos Creas Sul, Centro e Norte e a distribuição dos panfletos aconteceu seguindo todos os protocolos de biossegurança. Pontos comerciais localizados próximo às unidades também receberam a visita das equipes.Segundo a Superintendente da Proteção Social Especial da SAS, Tereza Cristina Miglioli Bauermeister, o objetivo é sensibilizar a comunidade sobre os riscos a que estão expostas as crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. “As equipes também conversaram com as pessoas, esclareceram dúvidas e divulgaram o trabalho e os serviços ofertados pelos Creas. Foi muito importante a ação porque nem todos conhecem a legislação quanto ao trabalho infantil”, ressaltou.

A superintendente também destacou que temas relacionados ao trabalho e exploração sexual infantil são abordados durante todo o ano nas unidades da SAS.

De acordo como Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), o trabalho infantil é proibido para menores de 18 anos, por causar prejuízos ao desenvolvimento pleno da criança. A partir dos 16 anos, adolescentes podem trabalhar apenas de forma protegida, sendo que entre 14 e 16 anos apenas na condição de aprendiz, desde que a ocupação não cause danos à saúde do adolescente e que não seja realizada no período noturno.

Para pessoas com idade inferior a 14 anos é proibido qualquer tipo de trabalho. As denúncias podem ser feitas através do Disque 100, Conselhos Tutelares e unidades da SAS.