O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Vereador Agnaldo Pereira Lima, quer que a Prefeitura viabilize a contratação de médico oncologista para atuar no Centro Regional de Especialidades Dr. João Kayatt.
Para isso, o parlamentar apresentou na sessão de 24 de setembro, na Câmara Municipal, uma indicação em que formaliza o pedido. O documento foi encaminhado ao Prefeito Eduardo Campos e ao Secretário Municipal de Saúde, Daniel Lima Kayatt.
Segundo ele, “a presente proposição se fundamenta na crescente demanda por atendimentos especializados em oncologia no município de Ponta Porã e em toda a região de fronteira. O câncer, infelizmente, figura entre as principais causas de mortalidade no Brasil, exigindo atenção especial do poder público, sobretudo no que se refere ao diagnóstico precoce e ao acompanhamento contínuo dos pacientes em tratamento”.
Agnaldo explica a difícil situação vivenciada por várias pessoas na região: “atualmente, inúmeros munícipes necessitam se deslocar para cidades vizinhas ou até mesmo para a capital do Estado, em busca de consultas e acompanhamento com oncologistas, o que acarreta desgaste físico, emocional e financeiro para os pacientes e seus familiares. A presença de um profissional oncologista no Centro Regional de Especialidades Dr. João Kayatt proporcionará maior acessibilidade ao atendimento, agilidade nos diagnósticos, acompanhamento integral durante o tratamento e, principalmente, mais dignidade e qualidade de vida à população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em nossa cidade”.
O parlamentar acrescentou que “a instalação deste serviço especializado reforçará o papel do município de Ponta Porã como polo regional de saúde, ampliando sua capacidade de acolhimento e resolutividade nas demandas da área, evitando filas de espera prolongadas e reduzindo a sobrecarga em outros centros de referência. Diante do exposto, e considerando a relevância social e humana desta indicação, conto com a sensibilidade do Poder Executivo Municipal para a efetiva contratação deste profissional, medida que representará um grande avanço na política pública de saúde do nosso município”.
ASFALTO NO SÃO BERNARDO
Agnaldo Pereira Lima também apresentou indicação solicitando a pavimentação asfáltica em todas as vias dos Bairros São Bernardo I e São Bernardo II.
De acordo com o Presidente da Câmara Municipal, “a proposição justifica-se pela necessidade de proporcionar melhores condições de infraestrutura e mobilidade urbana aos moradores daquelas comunidades, que há anos convivem com inúmeros transtornos decorrentes da falta de pavimentação. Nos períodos chuvosos, as vias tornam-se de difícil acesso, prejudicando o tráfego de veículos, comprometendo a coleta de lixo, o transporte escolar e até mesmo a chegada de ambulâncias e demais serviços essenciais. Em contrapartida, nos períodos de estiagem, o excesso de poeira gera sérios prejuízos à saúde da população, em especial no aumento de doenças respiratórias, além de causar desconforto e perda na qualidade de vida”.
O Vereador Agnaldo Pereira Lima argumentou ainda que “a pavimentação asfáltica desses bairros representa não apenas uma obra de infraestrutura, mas um investimento estratégico no desenvolvimento urbano do município, promovendo valorização imobiliária, segurança no tráfego, salubridade ambiental e dignidade aos cidadãos. Ademais, reforça o compromisso da Administração Municipal com a equidade no atendimento às demandas da população, contemplando áreas que há muito aguardam melhorias estruturais. Diante do exposto, considerando a relevância social, sanitária e urbanística da presente solicitação, conto com a sensibilidade do Poder Executivo Municipal para que esta obra seja inserida no planejamento de investimentos prioritários, de modo a atender de forma efetiva os anseios dos moradores dos Bairros São Bernardo I e II”.
A indicação contendo o pedido para asfaltar as ruas do São Bernardo I e II, foi encaminhada ao Prefeito Eduardo Campos e ao Secretário Municipal de Obras e Urbanismo, Joanilson Zeferino dos Santos.


