20 C
Ponta Porã
domingo, 18 de outubro, 2026

CTG Querência da Saudade vence 6º Rodeio com 100% de aproveitamento

04/12/2014 06h

Os quatro grupos do CTG de Ponta Porã voltaram de São Gabriel do Oeste com a primeira colocação, confira as fotos abaixo:

Divulgação (TP)

O CTG Querência da Saudade de Ponta Porã, participou no último final de semana do 6º Rodeio Artístico e Cultural do Mato Grosso do Sul, em São Gabriel do Oeste e mais do que nunca mostrou força nas danças tradicionais, voltando com vitórias dos grupos Mirim, Juvenil, adulto e Xiru. Um feito inédito na história dos eventos do MTG/MS (Movimento Tradicionalista Gaúcho de Mato Grosso do Sul). Nenhum CTG do Estado tinha até então, conquistado as primeiras colocações nas quatro modalidades.

O primeiro grupo do Querência da Saudade a entrar no tablado de dança do CTG Chama Crioula, foi o grupo Xiru, depois foi a vez do grupo Mirim, os dois no período da manhã. A tarde foi a vez do grupo Juvenil e por último, o grupo Adulto.

Depois da apresentação restou esperar a divulgação dos resultados e não deu outra. Mesmo enfrentando grandes adversários, o CTG Querência da Saudade não deu chances aos rivais e faturou todos os títulos, trazendo os quatro primeiros lugares para Ponta Porã. Aos gritos de “É campeão” e “É tudo nosso”, os integrantes do Querência da Saudade invadiram a pista e comemoram muito as conquistas do 6º Rodeio Artístico e Cultural de São Gabriel do Oeste.
Para o patrão do Querência da Saudade, João Cirio Conrad, a conquista premia a dedicação de todos os grupos. “São horas a fio de ensaios, nos dedicamos, trabalhamos ao lado do nosso professor, levando muito a sério tudo que nós fazemos. O resultado foi esse. Cem por cento de aproveitamento. Ganhamos tudo nas danças tradicionais. Viemos e mostramos a nossa força. Parabéns a todos os integrantes dos grupos, aos pais e colaboradores do nosso CTG. Foi uma vitória merecida e histórica”, declarou.

O professor de danças tradicionais do CTG de Ponta Porã, Eleandro Trindade ‘Alemão’ também era um que estava mais do que satisfeito com as conquistas. “É bom fazer parte da história.

Trabalhamos muito para isso. Nunca um CTG havia vencido com todos os seus grupos e nós alcançamos esse feito, graças ao nosso empenho, as nossas lutas constantes. Sabíamos que chegaríamos aqui muito forte. Mas entre ser forte e dançar bem, se apresentar bem, tem uma grande diferença. Mas deu tudo certo e aqui estamos, escrevemos nosso nome na história do MTG. É tudo nosso. É gratificante. Trabalhamos muito e fomos coroados como os melhores de Mato Grosso do Sul. Valeu família CTG Querência da Saudade. Valeu muito”, disse Alemão, visivelmente emocionado com as conquistas de seus grupos.

Agora o CTG Querência da Saudade vai voltar suas atenções para mais um desafio, o FENART. A competição nacional será realizada em fevereiro na cidade de Piratuba, Santa Catarina e os integrantes dos grupos, já iniciaram os preparativos para representar Mato Grosso do Sul no Festival Nacional de Arte e Tradição.

Fotos e texto: ED MORENO

Fachada do CTG de São Gabriel do Oeste.Fotos: Ed Moreno