
A Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Secretaria Federal de Controle Interno (SFC), realizou, nesta terça-feira (25), um evento em celebração ao Dia do Auditor Interno. Com o tema “Evoluir para gerar valor”, a programação discutiu o papel estratégico da auditoria interna na geração de valor público e na transformação organizacional, com ênfase em inovação, consultoria e métodos ágeis.
A abertura contou com a participação do secretário federal de Controle Interno da CGU, Ronald Balbe, que agradeceu a presença do público e ressaltou a importância do encontro para fortalecer o trabalho da auditoria no Executivo Federal. Ele reforçou a relevância da integração entre as secretarias da CGU e a participação de diferentes áreas no evento: “Hoje contamos com a presença não só da atividade de auditoria e controle interno realizada pela Secretaria, mas também de outras secretarias da casa, e de outros convidados que nos prestigiam. Essa integração é importante para discutirmos o que queremos para a Auditoria Interna Governamental dentro do Executivo Federal”.
Já a ministra em exercício da CGU, Eveline Brito, celebrou o dia dos auditores internos e refletiu sobre o propósito, legado e impacto da atividade: “Quem escolheu ser auditor interno sabe do grande desafio que é. Eu tenho provocado muito vocês sobre como vocês querem ser lembrados”. Ela destacou a importância de cada etapa do ciclo de auditoria, do planejamento ao monitoramento, e defendeu objetividade, clareza e foco naquilo que realmente agrega valor ao gestor e à sociedade.
Palestra e painéis temáticos
Durante o evento, o secretário Ronald Balbe ministrou palestra sobre o tema “Práticas inovadoras para ampliar o valor público”, trazendo reflexões sobre o impacto da auditoria, a relação com os gestores, a necessidade de diálogo e a importância de reconhecer limitações e oportunidades de melhoria. Ele também discutiu a taxa de implementação de recomendações, a diferença entre expectativa e realidade e apresentou exemplos concretos de trabalhos bem-sucedidos e desafios enfrentados. Ronald destacou ainda iniciativas de inovação e estímulos à adoção de novas práticas.
A programação contou ainda com dois paineis temáticos.
O primeiro painel, “As diferentes formas de ver e fazer consultoria”, contou com os seguintes participantes: Janaina Lucas Ribeiro, secretária federal de Controle Interno adjunta da CGU; Gutemberg Assunção Vieira, auditor interno do Serpro; Marcos Vinícius da Costa, gerente substituto do projeto estratégico ESG do Serpro; Fábio Santana Silva, coordenador-geral de Auditoria de Patrimônio e Desburocratização da SFC/CGU; e Cristiano Coimbra de Souza, coordenador-geral de Auditoria das Áreas de Educação Superior e Profissionalizante da SFC/CGU.
O segundo painel, “Metodologias que transformam: boas práticas da metodologia de auditoria ágil na condução das ações de auditorias”, reuniu: Marcela Jacominy, coordenadora-geral de Métodos, Capacitação e Qualidade da SFC/CGU; Cleuber Fernandes, auditor de Controle Interno do Ibama; e João Henrique Bernardes, chefe de divisão da Coordenação-Geral de Auditoria das Áreas de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Diretoria de Auditoria de Políticas Econômicas e de Desenvolvimento da SFC/CGU.
Assista ao vídeo completo: https://www.youtube.com/live/mEVEDZr1yzQ
Fonte: Controladoria-Geral da União

