Brasília (DF), 6/5/2025 – Os Ministérios da Defesa e da Educação assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para viabilizar concursos de dissertações e teses sobre Defesa Nacional. O plano de trabalho está sendo tratado no âmbito da pasta, pela Chefia de Educação e Cultura (Chec), do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (Emcfa), e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao MEC. O edital está previsto para ser publicado ainda neste mês.
O concurso é destinado aos mestres e doutores, civis e militares, que concluíram seus trabalhos acadêmicos em áreas de conhecimento de interesse da Defesa, os quais tenham sido aprovados em programas de pós-graduação stricto sensu ou curso equivalente militar. Além de incentivar, gerar visibilidade e valorizar pesquisas de autores brasileiros, a iniciativa tem como objetivo ampliar o conhecimento em assuntos relacionados à Política Nacional de Defesa, às ações da Estratégia Nacional de Defesa e aos Projetos Estratégicos das Forças Armadas.
O acordo prevê, ainda, prêmios em dinheiro aos vencedores das duas categorias (dissertações de mestrado e teses de doutorados), bem como apoio para participação em congressos acadêmicos-científicos nacionais e internacionais.
Histórico – Inicialmente, o concurso bienal, era uma ação promovida pelo Ministério da Defesa. Há três anos, a iniciativa passou a contar com a parceria da Capes/MEC.
Por Ascom
Foto: Divulgação
Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa (MD)
(61) 3312-4071
Fonte: Ministério da Defesa