Brasília (DF), 6/5/2025 – Com o objetivo de ampliar a competitividade das empresas brasileiras no mercado internacional, o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, e a Vice-Presidente Executiva do Banco Santander, Maitê Leite, discutiram uma nova política de crédito destinada aos produtos financeiros disponíveis no banco e sua utilização pelas empresas da Base Industrial de Defesa (BID). A reunião ocorreu na última segunda-feira (5), em São Paulo (SP), e contou com a presença de representantes de ambas instituições.
- .
O Secretário de Produtos de Defesa, Heraldo Luiz Rodrigues, destacou que a parceria é um passo importante, com potencial para aumentar a competitividade das exportações no mercado internacional. “A reunião abordou financiamentos em áreas que os bancos públicos não atingem, como serviços no exterior, equipamentos, recuperação de equipamentos e outros itens que os bancos institucionais não financiam, mas que as entidades privadas podem financiar”, afirmou.
O Santander é a primeira instituição privada a participar da geração de crédito para empresas de defesa. Além disso, as empresas da BID podem utilizar o suporte da Associação Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF) e do Fundo de Garantia à Exportação (FGE), que oferecem às empresas de defesa a oportunidade de realizar novos contratos, reduzir o fluxo de caixa e fortalecer a presença do Brasil no mercado global de defesa.
Base Industrial de Defesa – A indústria de defesa brasileira movimenta 3,58% do PIB nacional e gera 2,9 milhões de empregos diretos e indiretos. No último ano, o Brasil atingiu o recorde de US$1,8 bi em exportações no setor, distribuídas para 140 países. A BID é formada por empresas estatais e privadas que participam de etapas de pesquisa, desenvolvimento, produção, distribuição e manutenção de produtos estratégicos de defesa.
Por Beatriz Vasconcelos com supervisão de Jussara Santos
Fotos: Divulgação
Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa (MD)
(61) 3312-4071
Fonte: Ministério da Defesa