Delegados de todo o Brasil se reúnem em Porto Alegre para aprimorar investigação de homicídios

4ª Reunião Técnica Nacional das Unidades Especializadas na Investigação de Homicídios foi promovida pela Senasp. Foto: Patricia Heinen Moellmann/MJSP

Porto Alegre, 22/08/2025 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) realizou a 4ª Reunião Técnica Nacional das Unidades Especializadas na Investigação de Homicídios. O encontro ocorreu, na quinta-feira (21) e na sexta-feira (22), na sede da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre (RS), e reuniu delegados e especialistas de todo o Brasil.

Na ocasião, representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e da Diretoria do Sistema Único de Segurança Pública (Dsusp) participaram das discussões sobre estratégias conjuntas e boas práticas que podem fortalecer a atuação dos departamentos especializados.

Segundo o coordenador-geral de Governança e Gestão do Susp, Márcio Mattos, a cooperação entre instituições é essencial para resultados mais efetivos.

“Esta foi a quarta reunião de um trabalho consolidado ao longo dos últimos 3 anos. Nesse encontrou, pudemos alinhar práticas, compartilhar experiências e consolidar uma rede de cooperação entre as polícias civis e demais instituições. Cada homicídio investigado com eficiência representa não apenas a responsabilização do autor, mas também o respeito à vida e à dignidade das vítimas e de seus familiares”, destacou.

Marcio Mattos reforçou ainda que o encontro nacional demonstra o compromisso do Governo Federal em apoiar os estados, fortalecer as Polícias Civis e consolidar a investigação de homicídios como prioridade da política de segurança pública.

O evento contou com a presença do secretário Adjunto da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Mário Ikeda; do chefe da Polícia Civil do estado, Heraldo Chaves Guerreiro; da subchefe da Polícia Civil, Adriana Regina da Costa; do diretor do DHPP gaúcho, Mário Souza; e do presidente da Associação dos Delegados de Polícia, Guilherme Iats Wondracek.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública