Dia do Desafio 2025: Ministério do Esporte inicia mobilização contra o sedentarismo

Foto: Willian Meira/MEsp

Nesta terça-feira (29), a capital paulista recebeu, no Sesc Belenzinho, o lançamento da edição de 30º aniversário do Dia do Desafio, campanha mundial de incentivo à prática de esportes e atividades físicas realizada por instituições públicas e privadas em 14 países da América Latina. O Dia do Desafio será 28 de maio. O Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, é um dos apoiadores da iniciativa.

Segundo os organizadores, o objetivo do encontro é proporcionar aos participantes um espaço de troca entre instituições públicas e privadas que integram a rede de parceiros do Dia do Desafio, a fim de motivar e inspirar novas ações e abordagens dentro da campanha. Nesta edição, que celebra os 30 anos do evento, a meta é aumentar em 5% o número de pessoas que praticam esportes e atividades físicas regularmente.

Profissionais do MEsp já estão mobilizados na construção de uma programação esportiva com diversas atividades que podem ser incorporadas ao dia a dia. A intenção é estimular a prática esportiva e incentivar a criação de comunidades mais ativas, oferecendo programações que promovam caminhar, correr e pedalar.

Pelo segundo ano consecutivo, o Ministério do Esporte apoia a iniciativa. Em 2024, foram promovidas mais de oito horas contínuas de atividades esportivas e de lazer, envolvendo dezenas de colaboradores. Caminhada, corrida, ioga, jogos de queimada, voleibol, basquete e handebol, além de aulas de dança, noções de taekwondo, técnicas de defesa pessoal, street skate e badminton, fizeram parte da programação. Ao fim, sessões de acupuntura, quiropraxia e alongamento ajudaram a aliviar as dores dos participantes menos habituados aos exercícios.

Dia do Desafio 2025

Liderada pela Tafisa (The Association For International Sport for All), com apoio institucional da Isca (International Sport and Culture Association) e da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), a campanha é coordenada pelo Sesc São Paulo no continente americano.

Este ano, o evento tem como metas aumentar a participação feminina no esporte, fortalecer o protagonismo de pessoas com deficiência (PCDs), realizar eventos em locais de grande circulação e estreitar o relacionamento com o poder público, agentes locais e empresas.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte