Diálogos InterConseas 2025: balanço e avanços do Sisan no país

A última edição do Diálogos InterConseas, realizada pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) foi marcada pelo balanço das atividades realizadas ao longo do ano e pela análise dos resultados alcançados a partir dos encontros promovidos nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste. A reunião, realizada em formato online no dia 27 de novembro, reuniu representantes de 12 Conselhos Estaduais de Segurança Alimentar e Nutricional.

Conduzido pela presidenta do Consea, Elisabetta Recine, o encontro contou com o apoio da secretária-executiva do conselho, Marília Leão, da coordenadora da secretaria, Elaine Pasquim; e das assessoras Camilla Ceylão e Bárbara Leone.

A secretária-executiva do Consea do estado da Bahia, Márcia Dias, destacou que o Encontro dos Conseas Nordeste, realizado em outubro, em Salvador, fortaleceu de forma significativa o Sisan na região. “O encontro foi muito rico pelo intercâmbio de informações e os participantes ficaram motivados a conhecer mais sobre os outros conselhos e também a aperfeiçoar o que já tem sido feito em seus estados”, afirmou. A região já havia sediado a primeira edição do Encontro Regional do Sisan, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).

O presidente do Consea de Roraima, Antônio Cruz, relatou que a adesão dos municípios do estado ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) registrou crescimento expressivo. Inicialmente, apenas a capital integrava o sistema; hoje, 15 municípios fazem parte dele. Antônio atribuiu esse avanço à realização do II Encontro Regional do Sisan na Região Norte, que permitiu às conselheiras e conselheiros aprofundarem o conhecimento sobre o sistema. “O encontro do Sisan Norte foi, sem dúvida, muito significativo para impulsionar o sistema na região, que é muito relevante na questão do combate à fome”, ressaltou.

Renata Machado, presidente do Consea do Rio de Janeiro, também destacou a relevância do III Encontro do Sisan na região Sudeste. Segundo ela, mesmo com uma participação estadual menor que a registrada em outras regiões, o evento cumpriu papel importante na disseminação de informações essenciais sobre o sistema.

Para Marília Leão, secretária-executiva do Consea, fazer com que as políticas públicas cheguem a seu destino final continua sendo um desafio. Ainda assim, ela avalia que os esforços conjuntos entre sociedade civil e governo, nas esferas federal, estadual e municipal, têm produzido resultados concretos. “Nos últimos anos o Sisan tem avançado rápido e com bastante consistência, mas ainda tem espaço para ampliação”, afirmou.

Marília reforçou que a ampliação das adesões depende também do maior engajamento dos gestores municipais, que precisam compreender o papel estratégico do sistema. “É importante fazer a conscientização aos gestores municipais que o ingresso no Sisan contribui para ampliar os recursos dos municípios, consequentemente melhorando as condições de vida da população local. Por isso é importante fazer essa sensibilização”, concluiu.

Fonte: Secretaria-Geral