Dólar avança na semana, enquanto Ibovespa acumula perdas

Desempenho do câmbio

O dólar registrou alta de 1,38% na semana, revertendo parte das quedas recentes. No entanto, a moeda norte-americana ainda acumula retração de 2,28% em agosto e recuo expressivo de 11,44% no acumulado de 2025.

Ibovespa perde força

O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou a semana com baixa de 1,23%. Apesar disso, o indicador ainda mostra desempenho positivo de 1,20% no mês e valorização de 11,96% no ano, sustentado principalmente pelo fluxo de capital estrangeiro e setores ligados a commodities.

Ata do Fed gera cautela nos mercados

A divulgação da ata do Federal Reserve trouxe atenção extra aos investidores. O documento revelou que dois diretores defenderam corte imediato de juros em julho, mas a maioria votou pela manutenção da taxa entre 4,25% e 4,50%.

O debate ocorre em meio a sinais de desaceleração no mercado de trabalho dos EUA, enquanto cresce a preocupação de que o regime tarifário proposto por Donald Trump possa reacender a inflação.

Bolsas globais recuam após acordo EUA–Europa

As bolsas europeias operaram em queda nesta quinta-feira (21), após a confirmação do acordo comercial entre os Estados Unidos e a União Europeia, que impõe tarifa de 15% sobre a maioria dos produtos europeus exportados aos EUA.

  • Stoxx 600: -0,38%
  • DAX (Alemanha): -0,30%
  • FTSE 100 (Reino Unido): -0,28%
  • CAC 40 (França): -0,61%
  • FTSE MIB (Itália): -0,05%
Desempenho asiático

Na Ásia, os mercados fecharam de forma mista. A China registrou ganhos após expectativas de flexibilização sobre ativos digitais, enquanto o Japão recuou.

  • Xangai: +0,13%
  • CSI300: +0,39%
  • Tóquio: -0,65%
  • Hong Kong: -0,24%
  • Seul, Taiwan, Cingapura e Sydney: em alta.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio