18 C
Ponta Porã
sábado, 18 de maio, 2024
InícioSem categoriaDourados passa a marca de 1 mil casos e o secretário revela...

Dourados passa a marca de 1 mil casos e o secretário revela a intenção de dobrar os testes

Fonte: Correio do Estado

Demora acima de três dias para os resultados apresentados pelo Lacen também chamou à atenção e fez Geraldo justificar

Os expressivos 1.034 casos confirmados de covid-19 feitos Dourados, com mais de 200 milhões de habitantes, se isolam ainda mais como o município sul-mato-grossense com o maior número de confirmações de pessoas infectadas. O número foi alcançado na sexta-feira (12) e foi divulgado hoje (13) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Conforme o chefe da massa, Geraldo Resende existe uma preocupação especial com Dourados e região. “Recebe perguntas sobre a região e demora para obter esses testes de novo coronavírus. Também há problemas no agendamento de testes no drive-thru em Dourados, por que há uma fila muito grande”.

A fala foi feita durante a diária diária do SES para tratar os números de coronavírus no Mato Grosso do Sul. Nela, Geraldo ainda revela que existe um estudo para ampliar em até 100% do total de testes feitos nesse drive-thru dourado, dobrando a capacidade de teste na cidade – hoje, são 130 experiências.

“São até o momento 90 testes diários de RT-PCR e mais 40 testes rápidos, com 130 testes. Se você tiver uma grande demanda, precisará aumentar para 260”, frisa Resende, sendo então 180 testes de RT-PCR e 80 rápidos.  

Ele ainda é completo que é necessário antes de “fazer uma construção” com entidades que podem capturar no SES nenhum sistema de combate à pandemia, como uma secretaria de saúde de Dourados e a UFGD (Universidade Federal de Grande Dourados).  

Resultados além do prazo

O secretário também usou a entrega de resultados de exames de 19 de outubro, ocorrendo acima do prazo de 72h, como um problema para ser solucionado, e que também seria uma pedra no caminho do aumento da capacidade de teste em Dourados.

“Apesar de fazermos cerca de 600 testes por dia, que é um número expressivo, há 917 em análise no momento. E cada vez mais recebe testes. É um crescimento grande, e usa-o para continuar o bom exemplo. sexto estado que mais faz teste, mas infelizmente ultrapassa o período de 72h que havia assumido “, diz.

Comparativos

Hoje, Dourados conta com 20 pessoas internadas por covid-19 em leito clínico – 11 delas em unidade de saúde pública. Já as Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) estão ocupadas por 17 pessoas, sendo que nove estão em leitos públicos.

Um título de comparação, Campo Grande, com mais de 800 mil habitantes, possui 15 internados em leitos clínicos e outros 15 em UTIs. Três Lagoas e Corumbá, que somam população semelhante a Dourados, juntas só são internadas no leito clínico comum e quatro em UTIs, todos no sistema público.

Das 10 cidades mais infectadas pelo novo coronavírus, a região de Dourados é a pior. A cidade polo lidera o ranking com 1.034 casos, ou seja, quase um terço dos casos no estado. Em quarto, aparece outro município da região, Fátima do Sul, com 181, seguido por Rio Brilhante (6º, com 137), Douradina e Itaporã (ambos em 8º, 72).