Por: Eloir Vieira

“E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 12.3).

Somente Deus tem poder, para abençoar e para amaldiçoar! Inicialmente, Deus abençoou o homem: “E tomou o SENHOR Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gn 2.15-17).

Porém, quando o homem pecou, desobedecendo a ordem de Deus, o SENHOR amaldiçoou toda a terra: “E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida” (Gn 3.17).

A obediência á Palavra de Deus, resulta em bênçãos sem medida ao homem; mas a desobediência, acarreta em maldição. Desobedecer a Deus Criador, é pecado: “Se quiserdes, e ouvirdes, comereis o bom desta terra. Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada, porque a boca do SENHOR o disse” (Is 1.19,20).

O povo obediente a Deus, é protegido, livrado e guardado de todo mal; e ninguém pode amaldiçoar quem Deus abençoa: “Como amaldiçoarei o que Deus não amaldiçoa? E como detestarei, quando o SENHOR não detesta? (Nm 23.8). Quando Deus amaldiçoa alguém, de nada adianta o homem abençoar, não surte efeito! E quando Deus abençoa, homem nenhum consegue amaldiçoar alguém: “Eis que recebi mandado de abençoar; pois ele tem abençoado, e eu não o posso revogar” (Nm 23.20).

Tudo o que toma o lugar de Deus no nosso coração é pecado contra Deus: “E não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, para andares após outros deuses, para os servires” (Dt 28.14). Mas se adorares somente Deus, será recompensado com muitas bênçãos: “E será que, se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra” (Dt 28.1).

Pelas misericórdias de Deus que nos amou, e pela obediência de Abraão, todos que creem em Jesus Cristo, são libertos da maldição em que todos se encontravam (Rm 3.23). Pela fé em Jesus Cristo, o homem é liberto da maldição e ninguém pode amaldiçoar a quem Deus abençoou: “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro” (Gl 3.13). É Deus que abençoa e é Deus que amaldiçoa também. Crendo e obedecendo a Jesus Cristo, estaremos abençoando o crente Abraão, e assim, todos são abençoados por Deus! Pela fé em jesus Cristo, obedecemos ao seu evangelho!

Comentários