23 C
Ponta Porã
sábado, 17 de outubro, 2026

E.E Pedro Afonso reflete sobre o Dia Internacional contra a Discriminação Racial

25/03/2015 10h10

E.E Pedro Afonso reflete sobre o Dia Internacional contra a Discriminação Racial

Em um seminário, foi discutido nos períodos matutino e noturno, o tema em toda sua profundidade.

Divulgação

Conforme sugestão inserida no Projeto Político Pedagógico, a Escola Pedro Afonso, localizada no distrito de Sanga Puitã, em Ponta Porã, através da equipe pedagógica, professores e alunos do Ensino Médio desenvolveram no último dia 21 um projeto para analisar, debater e principalmente refletir acerca do Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, ocorrido em 21 de março. Este dia foi incluído no calendário através da ONU- Organização das Nações Unidas.

No projeto que contou com a organização das professoras Elizabeth Macena (história), Raphaella Elias (geografia) e Marcelo Sandoval (sociologia), os alunos elaboraram textos alusivos a data, vídeos de conscientização, cartazes ilustrativos, enquete teatral, apresentação de slides e principalmente um seminário onde foi discutido, nos períodos matutino e noturno, o tema em toda sua profundidade.

Na abertura do evento, a diretora Eunice Guilhem Araújo anunciou que o projeto é uma tentativa de disseminar entre os alunos a discriminação racial no seu mais amplo sentido. Destacou que mais que teoria é necessário uma mudança de atitude. No período noturno os alunos colheram depoimentos de ilustres personalidades que fizeram o uso da palavra via on-line (Skip) destacando a importância do dia dentre eles o cantor pontaporanense Thiaguinho e o ator global Rafael Zulu. Ao término do debate os professores e os alunos copilaram dados para organizar anais do evento.

E.E Pedro Afonso reflete sobre o Dia Internacional contra a Discriminação Racial