O Ministério da Educação (MEC), por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), publicou, nesta terça-feira, 29 de abril, o edital de licitação para a retomada da obra do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), gerido pela Ebserh. O documento ficará disponível por 45 dias úteis — a abertura de propostas será no dia 3 de julho. Posteriormente, será aberta a fase de lances, por meio eletrônico.
A contratação será no modelo de empreitada por preço global e segue a modalidade semi-integrada, ou seja, a empresa selecionada será responsável por desenvolver os projetos executivos com base nos projetos básicos existentes, além de realizar toda a obra.
A previsão para a conclusão da construção é 36 meses, e o investimento está estimado em R$ 234 milhões, recurso garantido pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do Governo Federal. O plano nacional prevê R$1,75 bilhão para modernizar os hospitais da Rede Ebserh entre 2024 e 2027.
Com a finalização das obras, as atividades que funcionam na Unidade Santa Catarina serão encerradas, e todas as operações transferidas para o novo prédio, na Unidade Dom Bosco, centralizando as equipes e os procedimentos realizados no hospital universitário em uma única unidade.
Etapa preparatória – Desde a assinatura da ordem de serviço para a contratação dos projetos básicos, em fevereiro de 2024, foi realizado um intenso trabalho para o levantamento das condições das estruturas existentes. Também houve uma atualização do programa assistencial, com definição do que o hospital vai atender, número de leitos e todos os demais serviços necessários para funcionar com segurança e qualidade.
Essa definição foi realizada em conjunto com os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) do município e do estado, além da UFJF. O programa desenhado anteriormente havia mais de uma década e estava desatualizado em relação às necessidades de saúde da região, bem como a evolução tecnológica.
Estrutura – O novo HU-UFJF contará com 377 leitos, quase três vezes mais do que a quantidade atual, que conta com 137. Além disso, terá 18 salas cirúrgicas; área de hemodinâmica; 40 leitos de UTI para adultos (leitos clínicos, cirúrgicos, coronarianos e neurológicos); 10 leitos de UTI pediátrica e neonatal; centro obstétrico; pronto atendimento; e espaços destinados a transplantes.
A unidade vai ampliar a oferta de serviços ao SUS, tornando-se referência em especialidades como oftalmologia, neurologia, neurocirurgia e alta complexidade cardiovascular. A unidade atenderá pacientes de 94 municípios da macrorregião de Juiz de Fora, beneficiando mais de 1,7 milhão de pessoas.
A iniciativa também promoverá mudanças no ensino, com capacidade para ampliar e qualificar a experiência dos residentes e acadêmicos de 29 programas de residência médica e cinco de residência uniprofissional e multiprofissional de saúde, com ambientes assistenciais modernos e planejados.
Está prevista a incorporação de novos espaços dedicados à formação, como salas de estudos de casos clínicos; salas de aula e reunião; dois auditórios; locais para a preceptoria e orientação; ambientes de estudo para alunos e residentes; além de uma biblioteca física. O investimento tem potencial de ampliar significativamente a capacidade de formação, permitindo triplicar o número de residentes formados por ano na instituição e aumentar o potencial para pesquisa.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Ebserh
Fonte: Ministério da Educação