4.8 C
Ponta Porã
quarta-feira, 29 de maio, 2024
InícioRegiãoEm 1ª reunião, novos membros do Gretap definem atividades para o triênio...

Em 1ª reunião, novos membros do Gretap definem atividades para o triênio 2024-2027

Os novos membros designados para o Gretap (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal) no triênio 2024-2027 se reuniram na quarta-feira (17) na Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e deram início ao ciclo de trabalho e compromisso com a proteção da vida selvagem em Mato Grosso do Sul.

A reunião teve como principais pontos de discussão a apresentação dos novos membros representando suas instituições, bem como um relatório sobre as operações realizadas e as atividades de cada secretaria que compõe o grupo.

Das 12 instituições que participam do Gretap, 11 participaram da reunião: a Semadesc, o Imasul, Ibama, PMA, CRBio, CRMV, UCDB, UFMS, IHP, IT e FMAP.

Um dos destaques foi a eleição da nova coordenadoria, composta pelo secretário-executivo de Meio Ambiente da Semadesc, Artur Falcette, como coordenador, e Aline Duarte, diretora do Cras e representante do Imasul, como vice-coordenadora.

Além disso, foram eleitos os membros das diversas secretarias que compõem o grupo, garantindo a continuidade e eficiência das atividades previstas para este mandato.

A reunião também foi marcada por um reajuste em relação à resolução publicada em 2021, demonstrando a capacidade de adaptação do Gretap às novas demandas e realidades. É fundamental considerar todas as estruturas que compõem o grupo, garantindo sua funcionalidade e eficácia em situações desafiadoras ou de desastres envolvendo a vida selvagem.

Durante o encontro, foram alinhadas as ações a serem tomadas em resposta ao decreto de emergência, bem como o calendário de atividades para o segundo semestre, que serão aprovados e apresentados nas próximas semanas, demonstrando o compromisso contínuo do Gretap com a proteção ambiental e a segurança da vida selvagem.

O novos membros que compõem o Gretap, designados pela Resolução Semadesc n. 66, são: pela Semadesc, Artur Henrique Leite Falcette (titular) e Andreliz Silva Souza (suplente); pelo Imasul, Claudia Regina Macedo Coutinho (titular) e Aline Bitencourt de Oliveira Duarte (suplente); pela PMA, Major PM Diego da Silva Ferreira Rosa, (titular) e o Capitão PM Emerson do Nascimento (suplente); pelo CRMV, Eneida Maria de Rosa Dacal (titular) e Thiago Leite Fraga (suplente); pela UCDB, a Profª Paula Helena Santa Rita (titular) e Fernanda de Cassia Gonçalves (suplente); pelo Instituto Tamanduá, Flávia Miranda (titular) e Daniela Moreira (suplente); pelo Ibama, Suelen Faria Cabral de Oliveira (titular) e Gabriel Vinicius Maioli (suplente); pelo IHP, Mariana Alves Carvalho Queiróz (titular) e Maria Caroline Moron Urt (suplente); pelo FMAP, Marina Kleinsorge Daibert (titular) e Beatriz dos Santos Gudi (suplente); pela UFMS, Thyara de Deco Souza e Araujo (titular) e Leila Sabrina Ullmann (suplente; pelo Corpo de Bombeiros, Ten. Cel. QOBM Tatiane D. de Oliveira Inoue (titular) e o Tenente Alexandre Araújo de Oliveira (suplente); pelo Conselho Regional de Biologia, 1ª Região, José Milton Longo (titular) e Mariana Coelho Mirault Pinto (suplente).

Marcelo Armôa, Comunicação Semadesc
Fotos: Mairinco de Pauda, Semadesc

Fonte: Governo MS