Em agosto a Igreja Católica celebra o Mês das Vocações

Conforme o pároco da Igreja Matriz Divino Espirito Santo, padre Fábio Casado Dias, no primeiro domingo é celebrado o Dia do Padre, que se refere a vocação ao ministério ordenado

06/08/2018 12h20 – Divulgação (AD)

Agosto é conhecido como o Mês Vocacional desde 1981, quando foi instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), durante 19ª Assembleia Geral. A partir de então, cada domingo a celebração litúrgica é dedicada a uma determinada vocação.

Conforme o pároco da Igreja Matriz Divino Espirito Santo, padre Fábio Casado Dias, no primeiro domingo é celebrado o Dia do Padre, que se refere a vocação ao ministério ordenado. “No dia 04 de agosto celebramos o dia de São João Maria Vianney, o Cura D’Ars, o patrono dos padres, assim o primeiro domingo é dedicado ao sacramento da ordem, vocação sacerdotal”.

No segundo domingo é Dia dos Pais, então se comemora a vocação da família, sacramento do matrimonio. A vida consagrada, dos religiosos e religiosas é celebrado no terceiro domingo. E no quarto domingos celebramos o Dia do Catequista, o serviço prestado pelos cristãos leigos. “Durante todo o mês nós exaltamos as vocações existentes na Igreja Católica Apostólica Romana”, disse padre Fábio.

Todos os cristãos, os batizados, são chamados a viver a vocação da vida cristã, servir na Igreja, evangelizar pessoas e ambientes. Dar o seu melhor, fazendo o que gosta de fazer. Tornando assim um mundo melhor para todos. “Devemos estar em oração para que as pessoas tenham o discernimento e se encaminhem em suas vocações. Rezo sempre por isso. Por mim e para o clero e vocacionados.

Deus nos chamou e deixou uma vocação para cada um, sabendo qual é a sua, você terá a alegria e a paz de Cristo para seguir e servir com amor o chamado, seja como sacerdote, formando família, em uma vida consagrada ou como cristão leigo. É preciso resposta ao chamado de Deus. Não tenha medo de dizer sim”, exclamou o padre.

Todo padre no dia de sua ordenação sacerdotal escolhe um lema para sua vida, padre Fábio disse que o seu é: Não sou eu quem vivo, é Cristo que vive em mim (Gl 2,20), pois configurar-se ao Cristo motiva sempre o fazer e o ser sacerdote em uma missão, que não é fácil, mas é possível e feliz de construir.

“Quando vivemos o chamado da vocação, mesmo limitado e imperfeito, conseguimos contribuir para o crescimento e santidade da Igreja. Atualizando o Cristo vivo em cada sacramento e celebração. É um grande desafio ser padre, mas vale a vida. Vocação acertada, vida feliz”, concluiu.

Para mais informações sobre a cultura vocacional, você pode procurar o Serviço de Animação Vocacional (SAV), na secretaria paroquial da Igreja Matriz Divino Espírito Santo, na Rua Dr. Miguel Marcondes Armando, número 188, em horário comercial.

Em agosto a Igreja Católica celebra o Mês das Vocações