Amambai: Neste final de semana será realizado o jogo dos amigos no 8º Encontro do CAV

Futebol do CAV, um evento dentro do encontro.

No período de 5 a 7 de Setembro, acontece o 8º Encontro do CAV, Filhos e Amigos de Amambai-MS, um grupo de Watts, que a quase uma década se reúnem em Amambai com festejos e confraternizações e dentro da programação, acontece o momento do futebol, idealizado pelos Caveanos Victor “VAVI” Delgado, “In memoriam” e Odil Pucks, desde o  segundo encontro.

No início, a peleja era, ‘’os de fora” versus “os residentes”, ou seja, quem morava fora de Amambai e os que moram na cidade crepúsculo e à partir de um determinado ano, após entendimento dentro do grupo, passou a ser dividido as equipes, permanecendo até hoje, apenas mudando o critério da confecção dos uniformes.

À partir do sexto ano de encontro, em uma conversa entre os Caveanos Ailton Moraes e Prof. Abílio, na cidade de Cascavel-PR, tiveram a idéia de fazer uma homenagem em vida aos futebolistas que desfilaram pelos gramados e quadras de Amambai e alguns ainda em atividades, fato este aceito pelos demais membros e diretoria.

Sendo assim, ficou decidido perante a diretoria, que na parte do futebol seriam sempre dois futebolistas homenageados, escolhidos de preferência, os mais velhos, sendo Caveano ou não, e se iniciou a saga.

No 6º ano, os homenageados foram NELSON DA CRUZ, GALEGO e CARLINHOS SEREJO, sendo escolhido os uniformes do Santos e São Paulo.

 No 7º ano, os homenageados foram RUI CORDEIRO e SONILTO e os uniformes escolhidos foram  do Grêmio e Palmeiras.

E neste ano de 2025, o 8º ano, os homenageados serão NELSON FRANCO e MANOEL PARADA e os uniformes escolhidos pelo Nelson é o do Botafogo, já o do Manoel Parada, Santista de carteirinha, optou em escolher  as cores do AJAX Amambaiense, equipe essa das antigas do futebol Amambaiense com o fato de o primeiro técnico ainda residir em Amambai, o Jorge Pacheco.

Para este ano (2025), serão realizados dois jogos em função da grande adesão de atletas em participar da homenagem. Os jogos serão realizados no campo da AABB, que prontamente cedeu o local para realização das partidas, neste sábado(6), à partir das 8h da manhã.

O poder público, através da Secretaria de Esportes de Amambai, todos os anos faz parceria com o CAV, assim como a Sanesul local, que cede água aos futebolistas.

Entre os participantes do evento deste ano que residem em outros municípios e que já confirmaram presença estão: Manoel Parada , Jorge Popoviski, Alexandre da Costa, Ailton “Gordo” Moraes, Vande “Bicho Papão”, Camelo,Tião Prado, Tatim, Hubaldo, Bugre Amauri, Prof. Abílio, Doc, Odil, Maher, Sady, entre outros.

Segundo os organizadores, este ano  tem um “jogador” que há quase 40 anos não visita a terrinha e que estará presente para rever e se congratular com os demais amigos, que é o Valdir Índio que já deu uns “ bicudos” em solo Amambaiense e hoje reside no Paraná.

Os que residem na “Velha Amambai”, que vão participar, são: Nelson Galego, Carlos Bauer, Enedir, Jaime Signori, Valotta, Paulinho, Adriano Brescovit, Ataíde Puxadinha, Biro, Nelson Franco, Piroli, Chico Lorenzetti, Galdino, Azor, Cuca, Martinho, Cará  e assim, o grupo vai aumentando.

Vale ressaltar que no Futebol do CAV participam Caveanos e filhos, agregados e convidados.

Fica o convite para a Comunidade Amambaiense comparecer no campo da AABB e rever os futebolistas históricos de Amambai, muitos destes deram muita alegria para seus torcedores e outros, claro, deram muita raiva, pois como dizia o Seu Ernesto Landofi: “jogar futebol em Amambai nunca foi tarefa fácil, por isso, meu filho, pega sua camisa e pelo numero que ela tem você sabe a sua posição e você, Tião, meu filho, apressa o passo que ainda da tempo de almoçar lá no “destrocamento” meu filho.”

Para participar das festividades no Alphavile, os convites podem ser reservados com a ARACY – 67-99976 1310 ou com o ABDO –  67 99682 0779.