Com as medalhas de ouro de Marcos Vinicius “Jamaika” (80kg) e Cleyton Gutierres (+90kg), além de mais três medalhas de prata e uma de bronze, MS garante o título de vice-campeão do Centro-Oeste Open de Boxe, realizado no ginásio Regional de Ceilândia, no Distrito Federal. Com uma delegação composta por 10 atletas e o técnico Ednoel Reis, o selecionado Sul-Matogrossense contou com apoio da Setesc (Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura) e Fundesporte. O evento realizado no ginásio Regional de Ceilândia começou no dia 26/03 e terminou no último sábado à noite.
A Seleção campeã foi a do Distrito Federal, com três de ouro, uma de prata e duas de bronze; na 3ª colocação, Goiás garantiu uma medalha de ouro e 3 de bronze. Além das do DF e MS, também participaram da competição as seleções de GO, PE, PA e uma equipe do Paraguai, Spartano del Norte.
Para o técnico Ednoel, o resultado correspondeu todas as expectativas: “Fizemos bons combates, mas a disputa é muita difícil porque o boxe do Centro-oeste evoluiu muito. Diante disso, posso garantir que os resultados foram bons”.
Os Sul-mato-grossenses medalhistas de ouro foram o super pesado (+92kg) Cleiton Gutierrez (Power Fight), de São Gabriel do Oeste e Marcos Vinicius “Jamaika”, atleta da cidade de Ponta Porã. Os medalhistas de prata foram os seguintes: Janelice Moraes, equipe Pantanal Fight (Ladário); João Victor “Taisinho”, equipe Studio Reis (Campo Grande) e o sidrolandense Cleomar Soares, do CT Prime Fight (Campo Grande). Já a medalha de bronze foi do Ladarense Carlos Eduardo
A competição também serviu de preparação visando ao Brasileiro, na classe elite, a ser realizado em Foz do Iguaçu no período de 30 de abril a 5 de maio.
Na história, MS foi campeão do Centro-oeste seis vezes. A última foi em 2022, na competição realizada em Campo Grande, no ginásio Lucia Martins Coelho.
Jamaika, Cleiton e Cleomar, sensações do Centro-Oeste
Com seus 1m98, Cleyton Gutierres foi uma das surpresas do MS. Tendo como principal característica, a potencia nos golpes, o atleta de São Gabriel, venceu seus dois adversários e garantiu o título de campeão. Na primeira luta nocauteou adversário de GO e na final derrotou por pontos o também sul-Matogrossenses Carlos Eduardo (Ladário).
O boxeador de Sidrolandia Cleomar Soares não levou a medalha de ouro, mas além, de ser vice-campeão, ele foi protagonista da melhor luta do campeonato. Na final enfrentou o candango Tairone Andrade, na categoria 65kg. Em confronto intenso ele perdeu por pontos, mas foi contemplado com troféu que marca sua trajetória no mundo do boxe.
O ponta-poranense Marcos Vinicius, o Jamaika, garantiu a medalha de ouro ao derrotar dois adversários. Na final passou pelo representante do DF, Lucas Araújo. O Jamaika é muito dedicado, está se preparando muito, visando ao Brasileiro. Por isso garantiu o ouro”, destacou Ednoel Reis, técnico da Seleção.
A competição, realizada pela Federação do DF e com apoio da confederação Brasileira de Boxe, foi fechada com dois combates envolvendo atletas de destaque nacional e mundial. Na categoria 80 kg, o vice-campeão mundial e 4 vezes campeão Brasileiro, Wanderley Pereira derrotou por pontos a Kaue Beline, campeão brasileiro, e na 65 kg feminina, a campeã mundial Rebeca venceu, por pontos, Santos Victória. Os combates de categoria elevada arrancaram aplausos e muita vibração dos torcedores presentes.


O técnico de Marcos Vinicius, o Jamaika, o professor de Boxe Bento Vanildo, falando a redação do site Pontaporainforma disse que: ” O Jamaika foi considerado melhor atleta campeão deste evento, trazendo alem da medalha de ouro, trouxe também o cinturão de campeão da sua categoria, e saiba que estou muito feliz com essa conquista, pois isso vem coroar o nosso trabalho durante todos estes anos, e saiba que estou muito feliz e agradeço a você Tião Prado, e ao Pontaporainforma que semprenos apoiou, e isso é muito importante também”, concluiu o técnico Bento.

