A participação dos movimentos sociais para recomendações aos líderes regionais da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL). Este será o tema do seminário que ocorre na próxima segunda-feira (2.09), em Brasília, com participação do ministro Wellington Dias e de diversas autoridades. O encontro integra a programação de eventos paralelos e atividades da sociedade civil que antecedem a VI Conferência Regional sobre Desenvolvimento Social da América Latina e Caribe (CRDS).
O evento terá transmissão ao vivo aqui
Lideranças vão se reunir para aprovar a Declaração das organizações da sociedade civil e dos movimentos sociais da América Latina e Caribe para o Desenvolvimento Sustentável.Durante dez dias, o documento produzido pelos movimentos sociais da região foi compartilhado na Plataforma Brasil Participativo e no Instituto de Políticas Públicas e Direitos Humanos – IPPDH para contribuições de toda a América Latina.
O documento abrange temas como justiça social e econômica, democracia participativa e desenvolvimento sustentável com justiça climática, racial, étnica e de gênero. A versão final do será lida por representantes da sociedade civil durante a VI Conferência Regional sobre Desenvolvimento Social da América Latina e do Caribe.
Além do titular do MDS, estão previstas, na mesa de abertura, as presenças do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Marcio Macedo, do secretário de Assuntos Multilaterais Políticos do Ministério das Relações Exteriores, Carlos Márcio Bicalho Cozendey e do Diretor da Divisão de Desenvolvimento Social da CEPAL, Alberto Arenas de Mesa, entre outras autoridades.
VI CRDS
A VI Conferência Regional sobre Desenvolvimento Social da América Latina e Caribe ocorre em Brasília entre 2 e 4 de setembro. O evento é organizado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), pelo Governo do Brasil e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
A Conferência Regional, que reunirá autoridades dos ministérios e áreas sociais dos países da região, é um espaço de diálogo e cooperação entre governos, organismos internacionais, academia e sociedade civil para avançar rumo a um desenvolvimento social mais inclusivo, justo e sustentável na região.
O credenciamento para jornalistas está aberto aqui.
Durante o encontro intergovernamental, a Cepal apresentará o documento “América Latina e Caribe 30 anos depois da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Social: rumo a um pacto mundial pelo desenvolvimento social inclusivo”. A iniciativa propõe uma visão sobre os avanços e desafios da região desde 1995 até os dias atuais em matéria de desenvolvimento social, redução da pobreza e fortalecimento dos sistemas de proteção social.
A CRDS também será transmitida, ao vivo, pelo YouTube do MDS e canais oficiais da CEPAL.
Assessoria de Comunicação – MDS
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome