Em Nova York, Marina Silva recebe prêmio internacional por liderança na conservação do meio ambiente

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, recebeu, nesta segunda-feira (22/9), o Prêmio por Liderança Excepcional em Conservação (Distinguished Leadership in Conservation Award) em Nova York, nos Estados Unidos. A condecoração é oferecida desde 2012 pela organização estadunidense Wildlife Conservation Society (WCS) a líderes globais com atuação extraordinária pela preservação do meio ambiente e da vida humana. É a primeira vez que uma brasileira é homenageada.

Concedido anteriormente a nomes como a ex-secretária de Estado e senadora dos EUA, Hillary Clinton, o naturalista britânico Sir David Attenborough, e o Enviado Especial do Secretário-Geral da ONU para Ação Climática e ex-prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, o prêmio foi entregue à ministra pelo presidente e CEO da WCS, Adam Falk, durante cerimônia no Zoológico do Central Park como parte da Semana do Clima de Nova York.

Marina Silva afirmou se sentir honrada em receber a homenagem, que não é apenas um reconhecimento por sua longa trajetória enquanto liderança ambiental, mas pela importância global do Brasil para a preservação do meio ambiente e enfrentamento à mudança do clima, às vésperas da COP30, Conferência do Clima da ONU que ocorre em Belém em novembro.

 “Desde que o presidente Lula assumiu o cargo, alcançamos 46% de redução do desmatamento na Amazônia, lançamos uma nova NDC alinhada à meta de 1,5ºC, construímos políticas que beneficiam povos indígenas e comunidades locais, os verdadeiros guardiões da biodiversidade, e criamos novos mecanismos econômicos para valorizar a manutenção das florestas em pé, como o Fundo Florestas Tropicais Para Sempre (TFFF), que pode beneficiar cerca de 70 países detentores de florestas tropicais. Tudo isso é fruto do compromisso das equipes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Ibama, ICMBio, Jardim Botânico do Rio de Janeiro e demais instituições do governo brasileiro, aliado às valiosas contribuições da sociedade civil e academia”, destacou. “Pessoalmente e em minha atuação pública, empenho todos os esforços para integrar economia e ecologia, a única maneira de garantir um futuro próspero e sustentável para a humanidade.”

“É uma oportunidade excepcional para a WCS conceder esta homenagem a uma verdadeira líder de longa data, a ministra Marina Silva”, disse Falk. “Sua liderança definiu o que se torna possível quando ambição, coragem e experiência convergem na luta para proteger a natureza e o clima global e defender os direitos dos povos indígenas e das comunidades tradicionais.”

Prêmio Thomas E. Lovejoy

À ocasião, a segunda edição do Prêmio Thomas E. Lovejoy também foi entregue a Martin von Hildebrand, antropólogo e etnólogo que há 50 anos trabalha na defesa dos direitos dos povos indígenas e para a conservação da Amazônia. 

A condecoração homenageia o legado do biólogo estadunidense especialista em biodiversidade Thomas E.Lovejoy, falecido em 2021. É concedida pelas organizações WCS, Conservação Internacional (CI), Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e WWF dos Estados Unidos.

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
[email protected]
(61) 2028-1227/1051

Acesse o Flickr do MMA 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima