Foto: Lile Correra

Portal de Ponta

Mesmo sendo realizada uma linda cerimonia, ficou no ar um clima de tristeza pela ausência dos amigos e familiares dos soldados

No final da manhã de sexta-feira (24/07), o Regimento Marechal Dutra  realizou a solenidade de entrega da Boina Preta, “Símbolo do Combatente Blindado”, para 129 soldados incorporados no ano de 2020,  ao término da segunda semana verde, coroando a formação do combatente básico mecanizado.

A cerimônia este ano por causa da Pandemia não contou com a presença dos familiares e amigos dos recrutas e foi presidida pelo Comandante do 11 RC Mec Ten. Cel. de Cavalaria Sergio Firmino.

A entrega da boina representa a conclusão da primeira fase de instrução básica militar, quando o soldado está finalmente apto para integrar frações de combate, após haver superado árduas semanas de instrução e de exercícios no campo. Simbolicamente a boina representa o verdadeiro “batismo” de um militar, sendo oficialmente reconhecido como combatente básico de tropas blindados do Exército Brasileiro.

De acordo com o Tenente Coronel Sergio Firmino “em virtude da pandemia COVID-19, a cerimônia foi realizada sem a presença de público, mas no intuito de proporcionar aos familiares e amigos a possibilidade de testemunhar essa grande conquista na trajetória militar de nossos soldados, a solenidade foi transmitida ao vivo, por meio da página do 11° RC Mec, no facebook e pelos amigos da Imprensa (Pontaporainforma e Clube de Imprensa).

No final da transmissão, os radialistas e jornalistas Tião Prado e Lile Corrêa, comentaram com o comandante do 11º RCMEC, Ten. Cel.  Sergio Firmino, que mesmo sendo realizado uma solenidade muito linda e emocionante, no fundo, ficou um ar de tristeza e lamentação, porque em dias como esse, a grande varanda e as galerias do regimento sempre ficavam tomadas pelos amigos, familiares e entes queridos dos soldados que participam da solenidade, mas já fica a expectativa da próximo formatura em 2021.

* Fotos: Lile Corrêa

Comentários