Em Recife, secretária Valéria Burity visita equipamentos de promoção à segurança alimentar e nutricional

A secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome, Valéria Burity, representou o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), nesta quinta-feira (6.11), em visita técnica aos equipamentos públicos de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) de Recife.

A comitiva foi recebida pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Combate à Fome e pela equipe que atua na Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) da capital pernambucana.

Durante a agenda, foram apresentados o Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan) e o Banco de Alimentos do município, além de experiências exitosas de Recife no enfrentamento a situações de calamidade e às mudanças climáticas.

A secretária também conversou com as equipes sobre a integração entre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), a adaptação do indicador CADInsan para o contexto local e a proposta de criação da Política Municipal e do Fundo Municipal de SAN.

“Agradecemos a generosidade de todos em compartilhar o trabalho e o funcionamento do centro, e sabemos que esse esforço é essencial para que as políticas públicas cheguem a quem mais precisa. Momentos de troca e aprendizado como esse reforçam a construção conjunta de políticas que assegurem o direito à alimentação e à dignidade”, afirmou Valéria Burity.

A titular da Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do MDS estava acompanhada de integrantes da equipe do Sisan, como a diretora de Gestão, Luiza Trabuco; a coordenadora-geral de Apoio à Gestão, Natália Gebrin; e o coordenador-geral de Articulação Federativa, Elcio Magalhães.

No decorrer da visita técnica, Valéria Burity destacou a importância do trabalho realizado em Recife, diante dos desafios de coordenar as secretarias, integrar equipes e garantir que as políticas de segurança alimentar e nutricional cheguem às comunidades mais necessitadas.

A secretária do MDS também ressaltou o impacto positivo a partir do acompanhamento e monitoramento das ações, assim como a cooperação entre os diferentes níveis de governo para ampliar os resultados das iniciativas locais, que contribuíram para o fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).

“Este ano a gente está comemorando a saída do Brasil do Mapa da Fome e o menor índice de fome no país, desde 2013. Conseguimos isso graças a um conjunto de iniciativas e esforços entre o Governo Federal, estados e municípios. É muito impressionante o trabalho que está sendo feito aqui em termos de segurança alimentar e nutricional”, enfatizou Valéria Burity.

A visita incluiu exposições conduzidas por servidores municipais da área de planejamento e da saúde, além da segurança alimentar e nutricional.

Assessoria de Comunicação – MDS

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome