Em Salvador, projeção no Farol da Barra reforça mobilização pelo fim da violência contra as mulheres e do racismo

Na noite desta sexta-feira (19), Salvador (BA) recebeu uma ação de projeção no Edifício Oceania, no Largo do Farol da Barra, com mensagens de mobilização pelo fim da violência contra as mulheres e do racismo. A iniciativa marcou os 20 anos do Ligue 180 e os dois anos de inauguração da Casa da Mulher Brasileira (CMB) de Salvador, reforçando a importância de informar a população sobre direitos, prevenção e caminhos de denúncia e acolhimento.

A atividade foi realizada em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude da Prefeitura de Salvador, a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo do Estado da Bahia, o Ministério das Mulheres e o Ligue 180, com apoio de organizações parceiras.

A projeção levou a mensagem da campanha a um dos cartões-postais mais conhecidos de Salvador, ampliando o alcance da mobilização e convidando a população a se somar ao enfrentamento às violências de gênero e ao racismo. A ação reforça que a proteção das mulheres passa por informação, prevenção, responsabilização e fortalecimento das redes de atendimento.

Ligue 180 completa 20 anos
Durante a projeção, foi reforçada a divulgação do Ligue 180, que completa 20 anos neste ano, com funcionamento 24 horas por dia, todos os dias da semana e de forma gratuita, garantindo escuta qualificada, orientação e encaminhamento seguro das denúncias.

As denúncias de violência contra as mulheres podem ser feitas por telefone (180), pelo WhatsApp (61) 9610-0180, pelo e-mail [email protected] e por meio do atendimento em Libras no site gov.br/mulheres/ligue180/libras. Em casos de emergência, deve ser acionada a Polícia Militar pelo 190.

Dois anos da Casa da Mulher Brasileira de Salvador
Inaugurada em 19 de dezembro de 2023, a Casa da Mulher Brasileira de Salvador já realizou mais de 26 mil atendimentos em diversas áreas, alcançando aproximadamente 13 mil mulheres em situação de violência doméstica.

Localizada na Avenida Tancredo Neves, o equipamento funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, oferecendo atendimento multidisciplinar a mulheres vítimas de violência, com a atuação de órgãos como o Ministério Público, a Defensoria Pública, delegacia especializada, Vara de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça, Batalhão de Proteção à Mulher Maria da Penha, além de contar com abrigamento temporário, brinquedoteca e acolhimento psicossocial.

 

Fonte: Ministério das Mulheres