O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, integrou a comitiva do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para a celebração do tradicional Natal dos Catadores e Catadoras, realizado nesta sexta-feira (19), no Anhembi, em São Paulo (SP). O evento marcou o encerramento da 12ª ExpoCatadores 2025, o maior encontro de catadores e catadoras de materiais recicláveis do mundo. Durantes os três dias, o Ministério da Saúde, em parceria com a secretaria de saúde local, disponibilizou imunizantes do calendário nacional de vacinação, além de preservativos e absorventes íntimos.
Na cerimônia de encerramento do evento, o presidente Lula assinou três decretos que fortalecem as ações do governo federal voltadas aos catadores e catadoras. Um deles institui o Programa Nacional de Investimento na Reciclagem Popular; outro regulamenta a movimentação, a alienação e o descarte de bens da administração pública federal, incluindo as cooperativas como beneficiárias; e o terceiro regulamenta a Lei 15.068/2024, que cria o Sistema Nacional de Economia Solidária.
O presidente Lula falou dos resultados já alcançados com as políticas públicas implementadas e destacou a prioridade que a população mais vulnerabilizada tem nas decisões governamentais. “Nós não estamos aqui apenas fazendo mais um gesto com as catadoras e os catadores de materiais recicláveis, nem com as pessoas em situação de rua. Estamos exercitando um novo jeito de fazer governança nesse país. E, no nosso governo, somos todos unânimes em priorizar as políticas que devem favorecer as pessoas mais necessitadas nesse país”, reiterou o presidente da República.
O programa Agora Tem Especialistas, voltado à redução do tempo de espera por assistência especializada, foi uma das políticas destacadas pelo presidente Lula. “Antigamente, uma pessoa levava 10 meses para conseguir uma consulta com um cardiologista e mais 11 para fazer um exame de ressonância magnética. Hoje, as coisas mudaram, com caminhões andando por esse país para garantir as consultas e exames de que o povo precisa, e no próximo ano teremos muito mais”, afirmou o presidente.
Para o ministro Alexandre Padilha, a ExpoCatadores foi um momento de reforçar as ações voltadas às populações vulnerabilizadas. “A retomada do Consultório na Rua e a expansão das unidades móveis de saúde bucal, que têm equipes e serviços em todo o país, é fundamental para ampliar e garantir o acesso à saúde a quem mais precisa”, destacou Padilha.
A Expocatadores contou com uma ampla programação, incluindo painéis e estandes, com foco em promover a gestão eficiente dos resíduos sólidos por meio da inclusão social e melhores condições de trabalho e renda para os catadores autônomos e organizados em associações e cooperativas. O Ministério da Saúde viabilizou a participação de 15 catadoras e catadores das regiões Norte e Nordeste. Mais de 3 mil catadoras e catadores, 600 cooperativas, além de delegações internacionais, empresas, especialistas em gestão de resíduos sólidos e representantes do poder público, participaram do evento.
Ao longo da 12ª ExpoCatadores, o Ministério da Saúde também participoi do painel “Vozes que Transformam”, representado pela coordenadora de Atenção às Populações em Situação de Vulnerabilidade, Larissa Barros. Na oportunidade, ela destacou a importância de ampliar a visibilidade das mulheres em situação de rua e catadoras, além dos avanços, desafios e caminhos possíveis para a promoção da equidade, do protagonismo feminino e da justiça social.
Priscila Viana
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde


