O Comitê Nacional de Manejo Integrado do Fogo (Comif) realizou, na última terça-feira (2/12), em sua 5ª reunião ordinária, o balanço das ações realizadas no último ano. O encontro também discutiu as perspectivas para 2026 e detalhou o Relatório de Atividades de 2024 do Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional Nacional (Ciman).
Na oportunidade, o secretário extraordinário de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), André Lima, destacou as atividades realizadas no contexto da COP30 com foco no manejo integrado do fogo. Entre elas o lançamento do Chamado à Ação pelo Manejo Integrado do Fogo e Resiliência a Incêndios Florestais.
“Apresentamos o Chamado à Ação para elevar o debate sobre os incêndios florestais. Essa é a abordagem que estamos adotando no Comif, seguindo uma perspectiva de planejamento territorial e de fortalecimento de comunidades e territórios resilientes ao fogo”, ressaltou.
A medida reforça o manejo integrado do fogo como uma prioridade global compartilhada e reafirma o compromisso de ampliar a colaboração entre fronteiras e instituições, por meio do compartilhamento de tecnologias, conhecimentos e recursos. Saiba mais aqui
Já o Relatório de Atividades do Ciman, apresentou ações, condições ambientais e climáticas, recursos, dados e áreas monitoradas de 2024.
O colegiado também discutiu o andamento da Resolução n° 4/2025 do Comif, que trata da Estratégia Nacional do Voluntariado em Manejo Integrado do Fogo. A proposta regulamenta a atuação de brigadas voluntárias e comunitárias no combate aos incêndios florestais, que é debatida em um grupo de trabalho (GT) específico para o tema. Também na reunião, o GT teve seu mandato ampliado até março de 2026, quando deve apresentar a estratégia para apreciação em plenária.
Ainda no encontro, foi apresentado o calendário de reuniões ordinárias do colegiado para o próximo ano. Os encontros estão previstos para março, abril, agosto e novembro de 2026.
Balanço
Este ano, o Comif já realizou cinco reuniões plenárias, sendo quatro ordinárias e uma extraordinária, dezenas de reuniões de grupos de trabalho, além de cinco encontros com especialistas para monitoramento e previsão climática. Também foram aprovadas quatro resoluções, quatro recomendações e uma Câmara Técnica Permanente de Articulação Interfederativa.
Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
[email protected]
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA


