13.6 C
Ponta Porã
sexta-feira, 16 de outubro, 2026

Empresa Acenor é parceira de projeto de judô em Ponta Porã

15/03/2016 16h31

A parceria irá trazer muitos benefícios ao projeto social comandado pelo professor Nico

Dora Nunes

O professor Nicodemos falou que 2015 foi um ano bom para o judô e espera que 2016 seja ainda melhor e que o esporte cresça a cada evento, ja que em 2016 tem 8 eventos da federação, mais os campeonatos brasileiro alem da participação em eventos na Argentina, Rio de Janeiro.

A equipe de judô coordenada pelo professor Nico já esta se preparando para o evento que acontecerá em Campo Grande que é o torneio início, seletivo para todos os Campeonatos brasileiro do ano, por isso a necessidade de os atletas estarem preparados para conseguir a classificação em primeiro ou segundo lugar para poder representar Ponta Porã nos campeonatos brasileiro. Nesses circuitos há uma soma de pontos e os 3 primeiros colocados no Brasileiro farão parte da seleção brasileira dentro de sua faixa etária (sub 13, sub 15, sub 18).

” Nós já tivemos a felicidade de ter atletas na seleção brasileira sub 13, sub 15 e esse ano vamos batalhar para conseguir subir para o sub 18 até chegarmos ao sonho olímpico que é o porque que a gente trabalha”, enfatizou o professor Nico.

O trabalho social desenvolvido pelo professor Nico em Ponta Porã e no Assentamento Itamarati conta com 250 atletas e conta com vagas em aberto para novas turmas. A Prefeitura de Ponta Porã, através da Sejul cede o espaço para os treinamentos e sede os professores que são concursados. Existe ainda o pelotão de elite que é composta por 40/60 atletas preparados para participar desses eventos.

O projeto mantém o cunho social mas desenvolveu o lado competitivo, pois o judô é competitivo e o sonho é chegar na Olimpíada com atleta de Ponta Porã.

Em relação a parceria com a empresa Acenor, o professor Nico disse que o dono da empresa, senhor Leo Caramori procurou o projeto para fazer uma parceria com o intuito de fomentar o projeto social, pois com o apoio da Acenor, muitos atletas poderão viajar para representar o nome da cidade em outros locais. O professor destacou que a parceria da Acenor é um exemplo de cidadania e que os atletas estão com orgulho em representar a empresa em todos os eventos que participarem.

A aluna do projeto de judô do professor Nicodemos de Ponta Porã Stefani Duarte falou durante entrevista ao jornalista Tião Prado lembrando que foi apresentada a modalidade por um amigo e que hoje é apaixonada pelo esporte, tanto que já faz 5 anos que pratica o esporte. A atleta disse que antes de um campeonato a preparação é mais intensa e em relação a parceria do projeto com a Acenor definiu como de fundamental importância já que havia crianças que não podiam comprar quimonos e nem viajar para disputar em outras cidades.

Stefani Duarte de 14 anos, é faixa verde e ressaltou que um de seus maiores objetivos é chegar a faixa preta.

Aline Morato informou que pratica judô a três anos e meio, já participou dos jogos escolares em João Pessoa bem como em campeonatos brasileiros regional e para 2016 o objetivo é conquistar a seletiva e seguir para o brasileiro regional, final. Aline é faixa laranja e vem treinando bastante em busca de uma nova faixa. Quanto a parceria com a Acenor, atleta disse que a Acenor vem motivando muitos atletas que não tinham condições financeiras.

Robson Calonga, aluno do projeto de Judo do professor Nico, fez questão de citar em sua fala o seu inicio no judô no de 2004, quando o projeto teve inicio em Ponta Porã, neste período o projeto tinha poucos alunos, e nos treinávamos na antiga FUNCUDESP, em frente ao Ginasio Pepe Portela.

Robson disse que começou a participar do projeto a 12 anos atrás pelo esporte, mas com o passar do tempo trabalhando, o esporte começou a influenciar na carreira profissional, fez muitas viagens, conheceu muitas pessoas e a maior influencia foi na vida profissional, hoje ele é formado em educação física e depois de 12 anos praticando judô conseguiu realizar o seu sonho que foi a conquista da faixa preta.

Para Robson a faixa preta é muito esperada por todos os judocas, e quando ela chega é um momento muito especial e, totalmente diferente do que a pessoa esta acostumado.

Sobre a parceria que a o projeto social que ele participa, hoje como professor, com a empresa ACENOR, “Nós nem esperávamos essa ajuda, essa pareceria esta contribuindo muito e ajuda principalmente os atletas iniciantes que hoje vão ter apoio para viajar e participar dos eventos importantes do nosso estado e também do pais” afirmou Robson.

A mensagem final que Robson deixa para todos as pessoas é de que o judo é um esporte sadio, que tem vários objetivos na vida e na formação do ser humano e sempre acreditar nos seus sonhos, ou seja nunca desistir.

foto: Tião Prado (Pontaporainforma)

foto: Tião Prado (Pontaporainforma)

foto: Tião Prado (Pontaporainforma)

foto: Tião Prado (Pontaporainforma)