Encontro discute educação digital e midiática

Foto: Divulgação/MEC

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), realizou o 1º Encontro Nacional de Participação e Educação Digital e Midiática das Adolescências, nos dias 27 e 28 de novembro. O evento faz parte do Programa Escola das Adolescências e reuniu estudantes e tutores representantes das 27 unidades federativas, além dos articuladores da Rede Nacional de Articuladores do Programa Escola das Adolescências (Renapea), que compõem o grupo de trabalho 

O objetivo do encontro é oportunizar oficinas formativas sobre participação, educação midiática e cidadania digital, contribuindo com estratégias voltadas à ampliação da participação dos(as) estudantes adolescentes na criação e na implementação de soluções inovadoras para promover uma relação equilibrada com a tecnologia e o desenvolvimento de habilidades de leitura crítica de informações digitais.  

As oficinas formativas também incluíram visitas mediadas à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), ao Museu Nacional da República e ao Palácio do Planalto, em dois dias intensos de aprendizados e trocas, que antecedem o lançamento do 1º curso inteiramente voltado aos estudantes adolescentes, cujo lançamento está previsto para abril de 2026. 

O curso será destinado a estudantes matriculados nos anos finais do ensino fundamental de todo o território nacional, com o objetivo de desenvolver competências para que os estudantes compreendam e enfrentem as novas complexidades do mundo globalizado e possam se inserir com autonomia crítica no mundo digital, a partir de uma abordagem interdisciplinar e com conteúdo relacionado com as aprendizagens previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O conteúdo abrange compreensão de algoritmos; diferentes formas de inteligência artificial e suas implicações éticas; cidadania digital; participação cidadã; representação e representatividade. 

O encontro reafirma o compromisso do MEC com os anos finais do ensino fundamental e com a promoção de estratégias pedagógicas que aproximem a escola das experiências dos estudantes, fortaleçam a participação estudantil, promovam o uso crítico e ético da informação digital e ampliem as competências de leitura e produção de conteúdo no ambiente virtual. 

“Este encontro confirmou aquilo que acreditamos no programa Escola das Adolescências: quando os adolescentes têm voz, escuta e espaço de participação, eles não apenas respondem — eles criam, propõem e apontam caminhos. Saímos desses dois dias com a convicção renovada de que suas experiências e percepções são fundamentais para orientar a escola que queremos construir no Brasil”, afirmou a coordenadora de Projetos da Coordenação-Geral de Ensino Fundamental, Érika Botelho. 

Parceria – O encontro do MEC integra as ações do grupo de trabalho Participação e Educação Digital e Midiática das Adolescências e conta com a cooperação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), além da participação da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), da Universidade de Brasília (UnB), da Porvir, do Instituto Alana e da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.  

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB 

Fonte: Ministério da Educação