Encontro dos Conseas do Nordeste encerra atividades com debate sobre fortalecimento da segurança alimentar e nutricional

o segundo dia do Encontro dos Conseas do Nordeste teve a presença de representantes dos governos federal e estadual, que debateram soluções voltadas à melhoria da segurança alimentar e nutricional na região. Na última quinta-feira (30), participaram das discussões o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e a presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Elisabetta Recine.

 “É importantíssimo que a gente não se distancie dos prefeitos e das prefeitas”

Em seu discurso, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, destacou a relevância do encontro e ressaltou que o processo de construção das políticas públicas voltadas ao combate à fome precisa ser feito de forma conjunta. Ele se colocou à disposição para receber representantes dos conselhos e promover um debate com a sociedade civil, a fim de compreender o panorama das ações em andamento e identificar novas possibilidades de implementação.

O governador enfatizou ainda a importância da união entre os entes federativos (União, estados e municípios) para consolidar as ações que pavimentam o caminho rumo à efetivação da segurança alimentar e nutricional na região Nordeste. De acordo com Jerônimo é essencial a proximidade do Estado no acompanhamento do trabalho realizado pelas prefeituras. 

“É importantíssimo que a gente não se distancie dos prefeitos e das prefeitas. Esse é um debate que tem que ser feito dia a dia para que as políticas públicas do Sisan cheguem em todos os municípios”.

A fome é uma violência, violência que impede que a gente desenvolva toda a nossa potencialidade

A presidenta do Consea, Elisabetta Recine, agradeceu o apoio do governo da Bahia para a realização do evento, destacou a importância das discussões promovidas durante o encontro que evidenciaram potencialidades e limitações da região. Ela reiterou a urgência do combate à fome e que essa é também uma forma de violência.

“A fome é uma violência, violência que impede que a gente desenvolva toda a nossa potencialidade”.

Elisabetta reforçou a necessidade de fortalecer o orçamento público com o objetivo de garantir a continuidade dos programas e políticas públicas destinados ao combate à fome no país e fez um apelo ao governador para ampliar a mobilização em defesa de mais recursos. “A política pública se realiza com vontade, qualidade, técnica e principalmente com orçamento público”.

Encerrando sua fala, a presidenta do Consea enalteceu a participação ativa da sociedade civil nas ações de enfrentamento à fome. “A força da sociedade civil brasileira nos trouxe até aqui. O Brasil não saiu do mapa da fome, ele foi tirado pelas forças populares e pelo compromisso de um governo que tem inúmeros desafios, mas que reafirma cotidianamente seu compromisso”, concluiu.

Homenagens celebraram esforços em conjunto pela segurança alimentar e nutricional

O segundo dia do evento foi marcado por homenagens. Representantes dos conselhos estaduais, dos governos federal e estadual, além do Consea foram reconhecidos pelo trabalho em prol da segurança alimentar e nutricional. A cerimônia contou com a entrega de uma escultura intitulada: A Colheita da Dignidade, concebida e confeccionada pelo artista plástico baiano, Alessandro Teixeira.

A obra teve como objetivo transmitir força e esperança, reforçando a missão do encontro: fortalecer os Conseas, proteger o direito à alimentação adequada e reafirmar o compromisso do Nordeste com a dignidade plena do seu povo.

Debates e construção coletiva

Também participaram do evento a deputada estadual, Fátima Nunes (PT/BA); Fernanda Silva, da Superintendência de Inclusão e Segurança Alimentar (SISA/BA); Luiza Trabuco, diretora de Gestão do Sisan no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e Roseli Zerbinato, coordenadora de Aquisição e Distribuição de Alimentos da Secretaria de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (SEAB/MDA).

O encerramento do Encontro foi marcado por uma atividade baseada no monitoramento das ações e políticas públicas do III Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (III Plansan). A iniciativa estimulou o debate e promoveu a reflexão sobre as ações que já estão chegando nos estados, o que ainda precisa ser implementado e como os Conseas podem contribuir para fortalecer o desenvolvimento das políticas públicas voltadas à promoção da segurança alimentar e nutricional na região Nordeste.

Fonte: Secretaria-Geral