Encontro em Pernambuco encerra primeiro ano das Caravanas de Inovação

- Foto: Maker Midia

A edição pernambucana das Caravanas de Inovação da Advocacia-Geral da União (AGU), realizada nesta segunda e terça-feira (24 e 25/11) no Recife, fechou o primeiro ano da iniciativa, que roda o País conectando pessoas e instituições com o objetivo de modernizar e fortalecer a advocacia pública brasileira. Nos quatro estados em que fez escala – Ceará, Paraná, Mato Grosso do Sul e Pernambuco -, o projeto capitaneado pelo Laboratório de Inovação da AGU (Labori) somou 1.100 inscritos e 24 desafios mapeados durante oficinas práticas.  

O objetivo do projeto é criar uma rede nacional colaborativa de advogados públicos, gestores e representantes do ecossistema de inovação voltada à eficiência, transformação digital e soluções tecnológicas aplicadas à gestão pública e ao direito. Até a metade do próximo ano, a previsão é que as Caravanas aportem na Bahia, Espírito Santo e Santa Catarina, e sigam para a Região Norte.  

“Encerramos o ano de 2025 realizando quatro etapas das Caravanas, um projeto que começou a ser idealizado em janeiro e teve seu protótipo pronto em abril. Em maio, realizamos a primeira etapa em Fortaleza, seguimos em agosto para Curitiba e, em setembro, para Campo Grande, sempre aperfeiçoando e adaptando o modelo conforme as necessidades de nossos parceiros”, analisou o procurador federal Henrique Tróccoli, gerente do projeto Caravanas de Inovação no Labori. 

“Finalizamos aqui na capital pernambucana, onde vivenciamos uma experiência muito bacana, em parceria com a Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia do Recife, com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae/PE) e com as procuradorias da União, da Fazenda Nacional e Federal, além das procuradorias municipais e estadual e muitas instituições apoiadoras”, disse Tróccoli.

“A advocacia pública está por trás de toda política pública que acontece no País. Somos muitos e, nos juntando em rede para discutir e levar inovação, nos tornamos uma força única”, acrescentou o procurador federal, lembrando ainda dos 16 encontros virtuais realizados nas fases que antecedem os eventos presenciais. 

Atividades

A etapa Pernambuco das Caravanas de Inovação foi realizada na sede do Sebrae/PE, no bairro da Ilha do Retiro, na Zona Oeste do Recife. A segunda-feira (24/11) e a manhã da terça (25/11) foram dedicadas aos ciclos de palestras, com apresentações de cases e atuações da AGU e seus parceiros nas Caravanas. Entre os temas mostrados: negociação para construção de acordos, inovação urbana, inteligência artificial na cobrança da dívida ativa, regulação do uso de IA, inovação aberta, projeto Eita Recife, PGU Delas, Protege Mulher e Farmácia Digital do Governo de Pernambuco, Sapiens e sandbox regulatório, dentre outros. 

Na terça à tarde, os participantes colocaram os ensinamentos em prática na oficina, sob orientação de integrantes do Impact Hub Recife, instituição parceira da Enap. As equipes identificaram desafios da advocacia pública e propuseram soluções inovadoras. Os resultados foram apresentados em formato de pitches, encerrando o evento.

Integrante de um dos grupos, a procuradora do município de Igarassu Ana Patrícia Batista de Santana avaliou a Caravana como muito proveitosa. “Como muitos, o nosso município enfrenta problemas na área fiscal e, já no primeiro dia do evento, tive a oportunidade de conversar com integrante da PGFN, que deu uma luz sobre caminhos que podemos utilizar. E, na oficina, foi justamente esse o desafio escolhido pelo grupo, quando refletimos e propomos soluções para otimizar a arrecadação tributária municipal”, contou. 

Participando da etapa pernambucana desde a fase virtual, a procuradora municipal de Olinda Ana Carolina Dantas Loureiro disse que o evento conseguiu reunir, de forma muito objetiva, pessoas de diversas áreas. “Foi tudo muito organizado, com os palestrantes mostrando, de forma clara, como implementar soluções inovadoras, as dificuldades enfrentadas e os resultados alcançados. Muito importante essa troca de experiência presencial depois dos encontros virtuais”, elogiou.  

Apoio

A etapa pernambucana das Caravanas de Inovação da AGU teve o apoio da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), da seção estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Pernambuco), do Governo do Estado de Pernambuco, da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), do centro de inovação Cesar, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e de associações de procuradores da União, federais e municipais.

Assessoria Especial de Comunicação Social da AGU

Fonte: Advocacia-Geral da União