
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) reuniu entre os dias 9 e 11 de dezembro, em Belo Horizonte, representantes de todos os estados brasileiros da iniciativa AdaptaCidades. O primeiro Encontro Nacional do AdaptaCidades marcou um novo patamar na agenda climática ao reunir cerca de 150 pessoas, consolidando um espaço estratégico para alinhamento, cooperação e planejamento conjunto em torno do tema de adaptação.
Em um cenário de crescente urgência e de fortalecimento da adaptação como eixo estruturante das políticas públicas, o evento se caracterizou como um ambiente de articulação, aprendizado e construção participativa. Também estiveram presentes integrantes de municípios mineiros e de diversas regiões do país, além de equipes técnicas do AdaptaCidades, gestores públicos, organizações parceiras e de diferentes níveis de governo.
O AdaptaCidades é uma iniciativa do MMA implementada em parceria com a agência de cooperação alemã GIZ, que apoia 581 municípios brasileiros no desenvolvimento e implementação de ações de adaptação climática. A iniciativa fortalece capacidades técnicas e institucionais, promovendo resiliência urbana e contribuindo para que cidades se tornem mais preparadas frente aos efeitos da mudança do clima.
“A construção de cidades mais resilientes e de uma transição climática justa só é possível quando trabalhamos em rede. O AdaptaCidades nasce e se fortalece nesse espírito: mobilizar, apoiar e integrar esforços para que a ação climática chegue onde faz mais diferença na vida das pessoas”, destacou o coordenador-geral do Departamento de Políticas para Adaptação e Resiliência à Mudança do Clima, da Secretaria Nacional de Mudança do Clima do MMA, Lincoln Alves.
Ao longo das atividades, foram discutidos os principais marcos da iniciativa e estratégias para aprimorar planos e políticas de adaptação, ampliando a capacidade de resposta dos governos locais diante de riscos climáticos crescentes. “A troca de experiências, o compartilhamento de metodologias e a elaboração de soluções colaborativas reforçaram a importância de uma governança climática multinível, multissetorial e participativa, capaz de transformar diagnósticos e compromissos em ações concretas”, completou Alves.
Para o coordenador, eventos como o Encontro Nacional do AdaptaCidades impulsionam a centralidade dos municípios na implementação da política climática brasileira.
Com adesão dos estados e participação dos gestores públicos, o ciclo de 2025 se encerrou com a consolidação de uma agenda climática mais integrada, qualificada e orientada ao fortalecimento das capacidades institucionais. Em 2026, segundo Alves, o trabalho seguirá com a integração dos gestores municipais e com o avanço na elaboração dos planos de adaptação.
A iniciativa contou ainda com a participação da diretora do Departamento de Políticas para Adaptação e Resiliência à Mudança do Clima, Inamara Mélo, e do diretor do Departamento de Meio Ambiente Urbano, da Secretaria Nacional de Meio Ambiente Urbano, Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do MMA, Mauricio Guerra.
O encontro foi realizado em parceria com a rede global Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade, por meio de emenda parlamentar da deputada federal Célia Xakriabá, e teve apoio do governo do estado de Minas Gerais e da prefeitura de Belo Horizonte.
Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
[email protected]
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA

