Encontro reúne equipes de municípios participantes do CNCA

Foto: Ana Cordeiro/MEC

O Ministério da Educação (MEC) promove, de segunda a quarta-feira, 13 a 15 de abril, Encontro Nacional Municípios Médio e Grande Porte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA)O evento tem como proposta apoiar as redes de ensino na estruturação de ações estratégicas voltadas à garantia da alfabetização das crianças, contribuindo para o avanço das políticas educacionais e a melhoria dos indicadores de aprendizagem. Todas as atividades serão transmitidas pelo canal do MEC no Youtube. 

Para a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, é um desafio implementar a gestão da educação básica para municípios com alto grau de complexidade, como os de médio e grande porte territorialExiste uma ampla gama de diversidades e desigualdades sociais nesses locais que dificultam a criação de políticas públicas efetivas. Por isso, a proposta desses encontros é auxiliar as redes a organizarem a gestão, debater a importância do regime de colaboração e buscar soluções conjuntasAinda temos desafios dos mais diversopara enfrentar, mas já conquistamos muitos avanços desde o início do compromisso, afirmou durante a abertura do evento. 

Entre as atividades desenvolvidas no encontro estão painéis técnicos com especialistas; mesas de experiências e vivências; debates sobre avaliação, letramento, formação docente, governança, equidade e implementação de políticas públicas; e encaminhamentos. 

Participam do evento, representando 120 municípios, secretários municipais de Educação, articuladores municipais e estaduais da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) e integrantes da UniãNacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime)do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação das Capitais (Consec). 

Compromisso – O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é realizado em regime de colaboração entre União e os entes federados. O objetivo é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na Meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE). O programa busca, ainda, garantir a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças que estão matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público. 

O CNCA não propõe uma resposta única ou centralizada para todo o país. Cada estado, em colaboração com seus municípios, elaborará sua política de alfabetização do território de acordo com suas especificidades. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)

Fonte: Ministério da Educação