Enem: pedido de reaplicação para municípios do Pará vai até 12/12

Foto: Divulgação/MEC

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 que realizaram as provas nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba (PA) e que precisam solicitar reaplicação do exame podem fazer o pedido no período de 8 de dezembro até as 12h (horário de Brasília) do dia 12 do mesmo mês. O procedimento deve ser realizado pela Página do Participante.  

A reaplicação pode ser solicitada pelo participante que enfrentou problemas logísticos ou esteve, na semana que antecedeu o primeiro dia ou o segundo dia de provas, com uma das doenças infectocontagiosas listadas no edital do exame. 

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), encerrou o segundo dia de aplicação do Enem 2025 nos municípios paraenses às 18h30 (horário de Brasília) do domingo, 7 de dezembro. Os participantes de Belém, Ananindeua e Marituba (PA) fizeram as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. 

Participantes com pedido de tempo adicional aprovado receberam 60 minutos extras para realizar a prova. Para solicitações aprovadas de realização de videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras), o acréscimo foi de 120 minutos. 

Enem – Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes, como critério único ou complementar aos processos seletivos. Os resultados individuais do Enem podem, ainda, ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal. 

 
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep  

Fonte: Ministério da Educação