Brasília (DF), 18/12/2025 – “A promoção é o resultado de uma trajetória de superação de desafios, materializando o reconhecimento por uma carreira de dedicação e sacrifícios, mas, igualmente, repleta de vitórias”, discursou o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, em cerimônia de apresentação de 110 oficiais-generais recém-promovidos das Forças Armadas. Marcada pela tradição, a solenidade reuniu 37 militares da Marinha, 51 do Exército e 22 da Força Aérea Brasileira, em saudação ao Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quinta-feira (18), no Clube do Exército, em Brasília (DF).
Na ocasião, o ministro da Defesa, José Mucio, entregou ao presidente Lula o primeiro exemplar da 5ª edição da revista “A Defesa”. Os comandantes das Forças Armadas também a receberam. O periódico, além de ilustrar e destacar as principais ações da pasta em operações conjuntas com Marinha, Exército e Força Aérea ao longo de 2025, cumpre o papel de prestação de contas à sociedade, reforçando a transparência e o compromisso institucional.
“Inicialmente, destacamos o maior serviço prestado ao Brasil, que se traduz em uma palavra: defesa. Todos os demais são decorrentes, como a soberania, a integração, a tecnologia, a educação militar e as muitas operações que foram conduzidas neste ano de intensos esforços”, pontuou o ministro da Defesa na atual edição da revista. E explicou ainda que “seria impossível registrar, em apenas uma edição, tudo o que foi conduzido pela pasta, em ampla ligação com as Forças Armadas”.
Revista A Defesa – Entre as principais realizações de 2025, destacam-se a demonstração da capacidade logística e operacional das Forças Armadas na execução da Operação Atlas, realizada na Amazônia, bem como na condução das tarefas de segurança da COP 30, sediada em Belém (PA).
No campo econômico, a revista menciona o recorde histórico de exportações da indústria de defesa nos anos de 2024 e 2025, reafirmando a relevância e a força do setor brasileiro no cenário internacional. Em 2024, foi registrado o primeiro recorde de exportações autorizadas de produtos de defesa (US$ 1,78 bilhão). Já em 2025, os números foram superados, alcançando montante superior a US$ 3,1 bilhões.
Conheça as editorias
A revista “A Defesa” conta com 80 páginas distribuídas em sete editorias: Defesa, Soberania e Dissuasão; Segurança; Meio Ambiente; Educação e Cultura; Esporte e Cidadania na Defesa; Desenvolvimento Nacional; e Ciência, Tecnologia e Indústria de Defesa.
Além dos temas voltados à defesa nacional, a publicação traz um encarte especial sobre os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial e o legado das Forças Armadas durante o conflito, intitulado “A Guerra acabou!”.
Confira a versão digital da revista A Defesa e o encarte especial.
Confira as demais edições no site do Ministério da Defesa.
Por Helena L’acosta
Fotos: Hisaac Gomes e Luis Carbo
Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 2023-5321
Fonte: Ministério da Defesa




