O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) está prestando o apoio necessário aos gestores e à população atingida por fortes chuvas e ventos no Sul do país, neste sábado (8.11).
Uma equipe técnica está em deslocamento rumo ao Paraná, acompanhando a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, para uma inspeção nos locais atingidos por um tornado. A Força de Proteção do Sistema Único de Assistência Social (ForSUAS) começou a ser mobilizada e será deslocada para as áreas mais afetadas.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro Wellington Dias, prestaram solidariedade às vítimas do evento climático extremo, que ocorre durante as discussões da COP30, em Belém.
Nas redes sociais, o presidente postou: “Quero expressar meu profundo sentimento a todas as famílias que perderam seus entes queridos no tornado em Rio Bonito do Iguaçu e em Guarapuava, no Paraná. E prestar minha solidariedade a todas as pessoas que foram afetadas.”
O titular do MDS também expressou pesar pelas vítimas e atingidos pela calamidade. “Neste momento em que discutimos os impactos das mudanças climáticas, mais um evento extremo atinge o nosso país. Expresso todo o meu pesar pelas vítimas e familiares. O Governo do Brasil não medirá esforços para a assistência aos atingidos e o MDS está em campo para prestar todo apoio necessário. A ordem do presidente Lula é que não falte nada às pessoas afetadas”, disse Wellington Dias.
Desde o alerta de fortes chuvas e ventos para a região Sul do país, as equipes técnicas do MDS passam orientações para os gestores locais. Com os estragos e mortes causadas pela passagem de um tornado no Paraná, as equipes se deslocam para averiguar, no local, as necessidades das pessoas afetadas.
Coordenada pelo MDS, a ForSUAS foi estruturada para atuar como suporte imediato na gestão da assistência social, com cooperação entre os entes federados. A iniciativa foi criada após a tragédia que atingiu o Rio Grande do Sul em 2024 e, após os resultados positivos, foi instituída em âmbito nacional pelo Governo do Brasil.
Por meio da ForSUAS, é feita a mobilização e coordenação de recursos materiais, humanos e logísticos para enfrentar situações de emergência nos estados. As equipes atuam diretamente no cadastramento das famílias, apoio técnico aos gestores municipais e gestão de recursos.
De acordo com a Defesa Civil do Paraná, o tornado devastou quase toda Rio Bonito do Iguaçu, a mais afetada. O município com 14 mil habitantes e que fica a 400 Km de Curitiba, teve cinco mortes confirmadas e cerca de 600 atendimentos a feridos. Em Guarapuava, também no Centro-Sul do estado, foi confirmada uma morte.
Ações do MDS
Em casos de emergência ou calamidade, a Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do MDS atua na organização da rede de acolhimento e suporte à população afetada, com coordenação de repasses financeiros, estruturação de alojamentos provisórios e mobilização de equipes especializadas da ForSUAS, para garantir a proteção social aos atingidos por desastres.
A Forsuas reúne profissionais da União, estados, municípios e instituições parceiras e atua em três frentes: preparação, resposta e recuperação, oferecendo apoio técnico e operacional aos profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
O MDS também atua na promoção da segurança alimentar em situações de desastre, mobilizando recursos para a aquisição e distribuição de alimentos, além de apoio à produção e oferta de refeições. Pela Ação de Distribuição de Alimentos é feita aquisição de cestas.
A unificação dos calendários de transferências de benefícios sociais, como o BPC e o Bolsa Família também podem ser solicitados pelos gestores municipais. Dessa forma, os pagamentos são realizados no primeiro dia dos repasses. Entre outras medidas, também é possível suspender ações de Averiguação e Revisão Cadastral.
O MDS conta ainda com um Comitê Permanente para Respostas de Proteção Social em Situações de Calamidades Públicas e Emergências. O objetivo é fortalecer a atuação, a articulação de políticas públicas emergenciais, garantindo respostas ágeis e integradas a estados, municípios e Distrito Federal em situações de crise.
A estrutura reúne todas as secretarias e assessorias do MDS, promovendo planejamento estratégico, capacitação de profissionais e elaboração de protocolos específicos, como o Protocolo Geral de Proteção Social para Abrigos Públicos e Emergências. A instância é responsável por monitorar metas específicas do MDS relacionadas ao Plano Clima e ao Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Em situações excepcionais de emergência, o comitê pode estruturar um gabinete extraordinário, assegurando uma ação ágil e eficiente. Adicionalmente, recepciona e trata demandas de informações em momentos de crise.
Assessoria de Comunicação – MDS
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome


